• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Romênia negocia com os EUA a modernização de seus F-16A/B

5 de novembro de 2020
Atualmente a Romênia possui uma frota de 16 Fighting Falcon nas versões A/B, e negocia a atualização com os EUA (Foto: FAR).

O Departamento de Estado dos Estados Unidos, está em processo de análise e aprovação de um contrato de Apoio Logístico para Modernização da frota de 16 caças F-16A/B Fighting Falcon da Força Aérea da Romênia (FAR – Fortele Aeriene ale Romaniei).

Recentemente noticiamos aqui, que a Fortele Aeriene ale Romaniei recebeu um lote de caças F-16AM/BM oriundos da Força Aérea de Portugal.

Com valor estimado em US$ 175 milhões, o projeto foi negociado através do programa FMS – Foreign Military Sales, que o governo americano mantém com nações aliadas e amigas. Em 03 de novembro, a agência DSCA – Defense Security Cooperation Agency, responsável por gerenciar as vendas do FMS, enviou para o Congresso a documentação necessária para a análise e aprovação final desta negociação.

O Governo da Romênia solicitou uma atualização MLU (Mid-Life Upgrade), da sua frota de F-16A/B Bloco 15, com modernização do cockpit, aviônicos, softwares, equipamentos de comunicação segura, além de suporte logístico.

Especificamente o pacote envolveria a aquisição e instalação de oito GPS LN-260, 19 MIDS JTRS – Multifunctional Information Distribution System Joint Tactical Radio Systems, IFF AN/APX-126, rádios ARC-210, aplicativos criptográficos KIV-78, sistemas de comunicação segura, navegação e dispositivos de criptografia, software de missão JMPS – Software Joint Mission Planning System, entre outras modificações. O contrato ainda solicita equipamentos e softwares para suporte técnico, treinamento de pessoal, peças sobressalentes, publicações e documentações, suporte logístico e outros elementos de apoio logístico ao programa.

O principal contratante da proposta é a Lockheed Martin Aeronautics Company, de Fort Worth, TX, fabricante dos F-16 Fighting Falcon.

“Esta proposta de venda apoiará os objetivos de política externa e segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um aliado da OTAN no desenvolvimento e manutenção de uma capacidade de autodefesa forte e pronta. Esta venda proposta aumentará os objetivos de segurança nacional dos EUA na região ”, disse um comunicado do DSCA.

“Este projeto visa melhorar a capacidade da Romênia de enfrentar as ameaças atuais e futuras, atualizando seus aviônicos para atender aos requisitos de interoperabilidade dos sistemas de comunicação criptografados usados ​​pelas forças da OTAN. A Romênia demonstrou um compromisso financeiro significativo com a modernização de suas forças armadas e para com a OTAN”, disse o comunicado.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login