Romênia e PZL Mielec assinam o contrato para o SMURD. No dia 9 de novembro, o governo romeno assinou o contrato com a PZL Mielec para o compra de 12 Black Hawks Sikorsky S-70i. O contrato está avaliado em €269 milhões é um pouco mais baixo que o anteriormente divulgado (€272,84 milhões) e inclui formação de pilotos e técnicos. As primeiras entregas estão previstas para o final de 2023.
Em 17 de setembro a a PZL Mielec – subsidiária polonesa da Sikorsky, informou que foi escolhida pra fornecer até 12 helicópteros S-70i Black Hawk, ao SMURD ou Serviciul Mobil de Urgență, Reanimare și Descarceraree ou Serviço móvel de emergência, reanimação e liberação da Romênia. O SMURD realiza missões de resgate, evacuação aeromédica e apoio a desastres na Romênia e na Moldávia.
O acordo prevê que oito S-70i serão configurados para operar em missões no continente e quatro para operações no mar. Os helicópteros devem ser capazes de realizar busca e salvamento (SAR), tarefas de combate a incêndio, bem como realizar evacuações médicas. As entregas serão feitas em até quatro anos.
A PZL Mielec superou a francesa Airbus Helicopters e a italiana Leonardo. A oferta da PZL Mielecs foi a mais barata e, ao lado disso, também ofereceu cooperação no programa com empresas locais envolvendo a Romaero, empresa empresa do Grupo Sikorsky (Lockheed Martin).
@CAS