• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Romênia declarou operacional o segundo Esquadrão de F-16

15 de março de 2025
Romênia declarou operacional o segundo Esquadrão de F-16 (Fotos: FAR).
Romênia declarou operacional o segundo Esquadrão de F-16 (Fotos: FAR).

Romênia declarou operacional o segundo Esquadrão de F-16. A Força Aérea da Romênia, ou Fortele Aeriene ale Romanei (FAR), recentemente declarou operacional o segundo Esquadrão equipado com caças F-16 AM/BM MLU Block 10/15.

A 71ª Base Aérea, em Câmpia Turzii, recebeu autoridades no dia 11 de março, para o evento que declarou totalmente operacional o 48º Esquadrão de Caça, equipado com 16 caças F-16 recebidos da Força Aérea Norueguesa.

Participaram da cerimônia o Ministro da Defesa Nacional da Romênia, Angel Tilvar, a Embaixadora da Noruega na Romênia, Hilde Svartdal Lunde, o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Romena, Tenente-General Leonard-Gabriel Baraboi, entre outras autoridades civis, militares e convidados.

Durante a cerimônia, o ministro Tilvar destacou a importância da modernização da Força Aérea Romena com os 32 caças F-16 comprados da Noruega, cuja aquisição melhora a segurança nacional bem como do flanco oriental da OTAN.

Em novembro de 2022, o Ministério de Defesa da Romênia assinou um contrato com a Agência Norueguesa de Materiais de Defesa (NDMA) envolvendo a compra de 32 jatos F-16AM/BM Block 10/15 MLU (Mid-Life Update) desativados pela Força Aérea Real da Noruega.

Até agora a Noruega entregou 16 caças F-16 para a FAR e as 16 aeronaves restantes chegarão até o final do ano. Eles serão designados para o recém criado 571º Esquadrão de Caça, sediado na 57ª Base Aérea em Mihail Kogalniceanu.

O ministro destacou o sucesso do programa F-16 na transformação da defesa aérea do nacional. Tilvar informou que todos os F-16 romenos estão sendo modernizados para o padrão M6.6, um processo realizado pela indústria local Aerostar Bacau. Este programa prepara a Força Aérea Romena para a futura aquisição dos caças F-35 de quinta geração, disse o ministro.

Após isso, a FAR contará com três Esquadrões com 49 caças F-16 AM/BM divididos em três bases aéreas: o 48º Esquadrão de Caça em Câmpia Turzii (16 caças); o 571º Esquadrão de Caça em Mihail Kogalniceanu (16 caças); e o 53º Esquadrão de Caça em Fetesti (17 caças recebidos de Portugal).

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login