Romênia aprova a aquisição do Lockheed Martin F-35. O parlamento da Romênia aprovou a aquisição do Lockheed Martin F-35A Lightning II para a Força Aérea da Romênia. O CSAT (Conselho Supremo de Defesa Nacional) da Romênia deu o aval para o empenho orçamentário neste dia 11 de abril.
Em 11 de abril de 2023, uma reunião do CSAT na capital Bucareste focada no desenvolvimento da aviação militar da Romênia, aprovou a compra da aeronave Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração.
“O processo de modernização da Força Aérea continuará com a aquisição de aeronaves F-35A de última geração. Estas aeronaves, equipadas com uma ampla gama de sensores avançados, a capacidade de trocar informações criptografadas em tempo real com plataformas aéreas e sistemas de defesa terrestres, a capacidade de gerenciar o quadro operacional do campo de batalha, bem como o uso de munições inteligentes de precisão, permitem alcançar e manter a superioridade aérea, condição obrigatória para assegurar a soberania no espaço aéreo nacional e, se necessário, para a sua defesa. Nesse sentido, os membros do Conselho aprovaram o conceito de alcançar a capacidade operacional de defesa aérea com aeronaves multifuncionais de 5ª geração”, de acordo com um comunicado à imprensa da Administração Presidencial.
A Romênia havia deixado claro seu interesse pelo F-35 desde fevereiro de 2022, quando o presidente Klaus Iohannis anunciou em discurso na cidade de Câmpia Turzii que a modernização da Força Aérea Romena não pararia com os F-16, e que o país estava considerando a compra do F-35.
Em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia, a Romênia, que compartilha uma fronteira de 650 km com esta última, elevou seus gastos com defesa para de 2% para 2,5% do PIB.
A Força Aérea Romena (RoAF) adquiriu um total de 49 F-16A/B até agora. São 17 F-16A/B MLU ex Força Aérea de Portugal (FAP), que já estão em serviço, e outros 32 F-16AM/BM ex-Royal Norwegian Air Force (RNoAF), que serão entregues a partir deste ano. Os F-16 noruegueses permitirão a RoAF aposentar os MiG-21 LanceR, a versão atualizada do MiG-21, desenvolvida pela Elbit Systems e Aerostar Bacău.
O número de F-35 e um cronograma de entregas ainda não foram divulgados, mas já se sabe que eles só devem entrar em serviço depois de 2030. Se confirmado, a Romênia passará a ser o 21 país a adotar o F-35. Hoje, ao todo, 20 países já adquiriram o F-35, gerando um total de 24 usuários.
@CAS