Rolls-Royce conclui importante etapa de testes dos motores F130 que equiparão os B-52 modernizados. A Rolls-Royce informou que concluiu com sucesso a Revisão Crítica de Projeto (CDR) do motor F130 que irá equipar a futura versão B-52J Stratofortress dos bombardeiros da USAF. Revelada recentemente, a CDR foi concluída em outubro e representa um importante marco neste projeto de engenharia.
“A empresa ainda abordará alguns detalhes para dar por concluída a etapa CDR, o que deverá acontecer nos próximos meses. A partir de agora podemos voltar a atenção para testes adicionais e preparar para os esforços de produção”, disse a Rolls-Royce.
Em 2021, a Rolls-Royce venceu um contrato de US$ 2,6 bilhões sob o Programa de Substituição de Motores Comerciais B-52 (CERP). O objetivo é substituir os atuais motores Pratt & Whitney TF33 que equipam os B-52H por modernos turbofans F130 produzidos pela Rolls-Royce em Indianápolis.
A Rolls-Royce realizou os testes com os pods duplos dos F130 no Centro Espacial Stennis da NASA, no Mississippi. “Este marco é o ápice de mais de dois anos de trabalho detalhado de design e colaboração entre equipes da Rolls-Royce, USAF e Boeing. O programa agora está a caminho de começar os testes de altitude prevista para fevereiro de 2025 no US Air Force Arnold Engineering Development Complex em Tullahoma, Tennessee”, anunciou a empresa.
Fabricante do B-52, a Boeing lidera o projeto de modernização de 76 células dos icônicos bombardeiros, que inclui além dos motores, radar e aviônicos. Conforme publicamos em junho, o processo está atrasado em cerca de três anos, com a Capacidade Operacional Inicial (IOC) prevista para ser alcançada em 2033. Com isso, o B-52J – nova designação do Stratofortress modernizado – ultrapassará a década de 2050 em operação.
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