Rollout do primeiro Cessna SkyCourier de série. A Textron Aviation anunciou o rollout da primeira unidade de série do seu novo turboélice Cessna C408 SkyCourier, na sua linha de produção em Wichita, no Kansas, EUA. No comunicado de 04/02, a fabricante disse que o design clean-sheet da linha de montagem permitiu a incorporação dos mais recentes processos e técnicas de fabricação da aeronave.
“Hoje é um dia gratificante para os nossos funcionários que trabalharam neste novo projeto, que acredito que se tornará um avião lendário para nossa empresa. O SkyCourier traz uma combinação de flexibilidade de cabine, capacidade de carga útil, desempenho e baixos custos operacionais para o segmento de bimotores utilitários. Estamos ansiosos para que esta aeronave altamente versátil entre no mercado muito em breve”, disse Ron Draper, Presidente e CEO da Textron Aviation.
Desde o início do projeto do SkyCourier, o cliente de lançamento FedEx, juntamente com outros membros do Conselho Consultivo de Clientes da Textron Aviation, foram fundamentais para moldar o design da aeronave, desde métodos e materiais de fabricação até recursos e facilidade de manutenção do produto.
A produção do SkyCourier incorpora muitos dos mais recentes avanços na fabricação de aeronaves, incluindo o uso de usinagem monolítica em toda a estrutura da aeronave. Com esta técnica, as principais montagens são fresadas a partir de uma única peça de metal em vez de montadas a partir de peças menores, reduzindo o número total de peças e resultando em tolerâncias mais precisas para uma montagem mais simplificada.
Projetado com facilidade de manutenção em primeiro plano, o SkyCourier possui pontos de acesso rápido em toda a aeronave para inspeção e reparos. A equipe também desenvolveu inovadores assentos de liberação rápida e compartimentos superiores que podem ser instalados rapidamente por um único técnico.
O C408 SkyCourier realizou o seu voo inaugural em maio de 2020, e os três protótipos do programa de testes de voo já acumularam mais de 2.100 horas. Após a certificação, prevista para o primeiro semestre de 2022, esta primeira unidade de produção em série será entregue para a FedEx, o cliente lançador do projeto, e que adquiriu 50 unidades cargueiras iniciais, com opção para mais 50 adicionais.
Fonte: Textron Aviation
@FFO