Roll-out do primeiro P-8A Poseidon da Nova Zelândia. Pouco mais de quatro meses após iniciar a montagem do primeiro P-8A Poseidon da Força Aérea Real da Nova Zelândia (RNZAF), a Boeing concluiu a pintura externa da aeronave. O futuro NZ4801, deixou o hangar em Renton, Washington, na noite de 21 de julho.
Nas próximas semanas, o primeiro de quatro P-8A Poseidon adquiridos pela RNZAF fará seu voo inaugural, iniciando as fases preliminares de testes. Posteriormente, a aeronave seguirá para a integração dos sistemas da missão, e após a aceitação, o jato de patrulha marítima deverá ser entregue ao futuro operador em dezembro deste ano. As três unidades restantes deverão ser entregues pela Boeing durante o ano de 2023.
Os novos P-8A Poseidon substituirão os antigos P-3K2 Orion da RNZAF, em serviço desde a década de 1960, e que já estão em processo de aposentadoria. Com os novos vetores da Boeing, a Nova Zelândia estará operando com vetores de patrulha marítima equipadas com os mais modernos recursos para manter a vigilância na superfície e abaixo dela, nas suas águas territoriais.
A Nova Zelândia se une ao grupo de outros sete clientes internacionais do P-8 Poseidon, que inclui a Marinha dos EUA, a Força Aérea Real Australiana, a Marinha Indiana, a Royal Air Force, a Força Aérea Real Norueguesa da Noruega, a Marinha da Coreia do Sul e a Marinha da Alemanha.
Até o momento, a frota mundial de P-8 acumulou mais de 400.000 horas de voo sem acidentes. O P-8 é uma aeronave de guerra anti-submarino (ASW) de longo alcance, guerra anti-superfície (ASuW), inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), capaz de operações em amplas áreas marítimas e litorâneas, além de realizar missões humanitárias e de busca e salvamento.
@FFO