A Força Aérea da Coreia do Sul (RoKAF) já teri recebido seu quarto e último Northrop Grumman RQ-4 Block 30 Global Hawk, encomendados em 2014. O RQ-4 é uma aeronave não tripulada (UAV – Unmanned Aerial Vehicle), para emprego em altas altitudes e longas distâncias (HALE – High-Altitude, Long-Endurance).
O portal Janes Defence, teria recebido a informação de um funcionário da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coréia do Sul (DAPA), o qual disse que a última aeronave teria chegado ao pais em setembro.
O primeiro UAV teria chegado na Base Aérea de Sacheon, província de Gyeongsang do Sul, em 23 de dezembro de 2019. O Embaixador dos EUA na Coreia do Sul, Harry Harris, divulgou nas suas redes sociais em 19 de abril, uma imagem das duas aeronaves juntas, em em local não revelado. Quanto a data da chegada do terceiro Global Hawk não está clara, mas a Yonhap News Agency noticiou que três aeronaves foram vistas juntas em junho de 2020.
Acredita-se que os RQ-4B Global Hawk, estejam operando a partir da Base Aérea de Sacheon, como parte de um esquadrão de reconhecimento recentemente estabelecido pela Força Aérea Sul-Correana.
O Departamento de Estado dos EUA, aprovou em julho de 2019 uma Venda Militar Estrangeira (FMS) de US$ 950 milhões, para suporte logístico e outros serviços para a frota de Global Hawk da RoKAF. A Agência de Cooperação para Segurança de Defesa dos Estados Unidos (DSCA – Defense Security Cooperation Agency), informou na época que a venda também incluía o gerenciamento do programa, com modificações e atualizações, peças de reposição, suporte operacional de voo, serviços técnicos e de logística e apoio ao programa.
@FFO