ROKAF realiza primeiros disparos do míssil Taurus em sete anos. A Força Aérea da Coreia do Sul, ou Republic of Korea Air Force (ROKAF), realizou os primeiros disparos do míssil de cruzeiro Taurus KEPD 350K, em sete anos. A informação foi divulgada em 11 de outubro, pela agência de notícias estatal Yonhap News.
Entre os dias 08 e 10 de outubro, caças da ROKAF lançaram um número não divulgado de mísseis Taurus KEPD 350K, contra alvos designados no Mar Amarelo (ou Mar Ocidental). Todos disparos atingiram com sucesso seus objetivos distantes cerca de 400 km do local do lançamento, acrescentou o relatório.
O governo da Coreia do Sul adquiriu, em novembro de 2013, seu primeiro lote de mísseis de cruzeiro Taurus KEPD 350K, que são utilizados pelos caças multifuncionais Boeing F-15K Slam Eagle da ROKAF.
O Taurus KEPD 350K é uma versão aprimorada do míssil KEPD 350, utilizado pelos jatos Eurofighter Typhoon, da Luftwaffe e pelos Boeing EF-18 Hornet, do Ejército del Aire y del Espacio Espanhol.
Equipado com a ogiva Multi-Effect Penetrator Highly Sophisticated and Target Optimised (MEPHISTO) e sistema de detonação inteligente, o míssil Taurus foi projetado para uso contra alvos resistentes, como bunkers e centros de comando ocultos. Com 5,1 metros de comprimento, 32 cm de altura e 63 cm de largura, a versão básica do Taurus pesa cerca de 1.400 kg.
O primeiro lançamento do KEPD 350K pela ROKAF aconteceu em 2017, em resposta aos testes de armas nucleares realizados pela Coreia do Norte, em setembro daquele ano. Desde então, a ROKAF não realizou novos disparos dos mísseis Taurus.
Além dos exercícios de tiro real, a ROKAF conduziu exercícios de interceptação de mísseis de cruzeiro envolvendo caças F-35A e KF-16. Esses exercícios ocorreram no momento em que a Coreia do Norte aumenta as tensões na Península Coreana, mantendo suasua campanha contínua de lançar balões de lixo e realizar uma rara divulgação de uma instalação de enriquecimento de urânio.
Fonte: YNA
@FFO