ROKAF realiza Elephant Walk liderada por F-4E Phantom. A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) realizou em 08/03 uma “Elephant Walk” (Caminhada do Elefante) com 33 aeronaves sobre a pista da Base Aérea de Suwon, no noroeste do País. Foi uma homenagem aos últimos F-4 Phantom ainda em operação, e uma demonstração de poder para seu vizinho do norte.
Liderada por oito F-4E Phantom, a formação aeronaves completamente armadas reuniu alguns dos mais modernos caças da ROKAF, entre os quais os F-15K, KF-16 e F-35A. Quanto aos McDonnell Douglas F-4E Phantom, estima-se que atualmente apenas uma dezena deles ainda estejam ativos no 153º Esquadrão de Caça. A previsão é que todos sejam aposentados no próximo mês de junho.
A demonstração de poder aéreo teve como pano de fundo o Exercício Multinacional “Freedom Shield” que reúne a Coreia do Sul e os Estados Unidos. O objetivo é fortalecer a dissuasão conjunta contra as ameaças nucleares e convencionais vindas da Coreia do Norte. Um dia antes do Elephant Walk ser realizado em Suwon, o líder norte-coreano, Kim Jong-un supervisionou manobras de artilharia envolvendo unidades de fronteira que simularam ataques à Seul.
“A caminhada do elefante demonstrou que a nossa Força Aérea deve inspirar confiança para nossos cidadãos e medo aos inimigos, com capacidades e postura prontas para responder de forma esmagadora a qualquer provocação”, afirmou o Chefe do Estado-Maior da ROKAF, General Lee Young-su.
A ROKAF recebeu os primeiros F-4 Phantom em 1969, e desde então operou cerca de 220 unidades em diversas versões diferentes do icônico jato multifuncional. Até 1994, quando foi introduzido o KF-16 (versão sul-coreana do F-16 Figthing Falcon), os Phantoms constituíram a primeira linha de defesa aérea do País. Com a recente incorporação dos caças de quinta geração F-35A Ligthning II, está chegando a hora do icônico F-4 Phantom sair de cena e entrar para a história da ROKAF.
@FFO