A Defense Acquisition Program Administration (DAPA) da Coreia do Sul comunicou que deverá fazer o roll-out do primeiro protótipo do novo caça KF-X no final de abril desde ano, semanas antes do previsto. A aeronave, que está sendo desenvolvida pela Korea Aerospace Industries (KAI) desde 2015, deverá substituir os Northrop F-5 e McDonnell Douglas F-4 na Força Aérea da República da Coreia (RoKAF – Republic of Korea Air Force).
O primeiro protótipo começou a tomar forma em setembro de 2020. As primeiras aeronaves KF-X de produção, que farão parte do Bloco 1, devem ser entregues entre 2026 e 2028, com um lote inicial de até 40 unidades. Elas serão basicamente voltadas para missões ar-ar, com capacidade ar-solo limitadas. A partir do Bloco 2, que será produzido em série a partir de 2029, o KF-X deverá ser capaz de realizar missões de combate ar-ar e ar-solo com a mesma desenvoltura. Segundo a DAPA, em 2032, a RoKAF deverá ter uma linha de voo com comporta por 120 unidades do novo caça da KAI.
O caça sul-coreano tem semelhanças externas com lay-out do F-35A. Porém, em termos de desempenho e capacidades, ele é descrito como tendo ainda inferior ao do caça americano. O KF-X é classificado como um caça de geração 4.5. No entanto, de acordo com as declarações da DAPA, a plataforma foi projetada para ser transformada em uma aeronave avançada de 5ª geração no futuro, podendo inclusive, assumir muitas das características hoje presente no F-35. O caça da KAI tem uma carga útil máxima de 7.700 kg e 10 compartimentos para munição, tanques de combustível e sensores. O investimento no KF-X tem um valor aproximado de 8,8 trilhões de won (US$ 7,3 bilhões).