ROKAF e USAF realizaram o 1º exercício combinado com os F-35A. A United States Air Force (USAF) e a Republic of Korea Air Force (ROKAF) realizaram o primeiro exercício aéreo conjunto com empregando seus caças stealth Lockheed Martin F-35A, visando uma demonstração de força contra os crescentes desafios nucleares avindos os constantes testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte.
De acordo com a ROKAF os aliados realizaram exercícios conjuntos por quatro dias a partir de 11de julho, com mais de 30 caças dos dois lados, visando aumentar a capacidade operacional combinada e o aumentando a interoperabilidade dos F-35A de ambas as forças. As atividades ocorreram a partir da Base Aérea de Osan.
Além dos F-35A, também participaram dos exercícios os F-15K, KF-16 e FA-50 da ROKAF e o F-16C/D da USAF. Os seis F-35A americanos que voaram a missão, chegaram a Coreia do Sul no dia 5 de julho. “O treinamento é um exercício importante que simboliza a forte aliança Coreia do Sul-EUA e a postura de defesa combinada”, disse o Major da ROKAF Kwon Hae-bin do Esquadrão de caças 152 da 17ª Ala de Caça.
“Os pilotos dos dois países puderam compartilhar o know-how tático e operacional dos caças de quinta geração através dos exercícios”, disse Kwon. O Tenente-Coronel Ryan Worrell, piloto de F-35A da USAF d0 365th FS da 354th FW da Base Aérea de Eielson, no Alasca, também disse: “Nosso objetivo principal com o treinamento é executar táticas com segurança entre nós e os F-35s da ROKAF para mostrar nossa aliança de ferro”.
Os exercícios aéreos ocorreram quando Pyongyang vem inflamando as tensões na península coreana em meio a expectativas da realização do seu sétimo teste nuclear. Além disso, os militares norte-coreanos realizaram exercícios de artilharia pelo segundo dia consecutivo, domingo e segunda-feira, um movimento considerado como um sinal de descontentamento com a chegada dos F-35 dos EUA.
@CAS