ROKAF e RAAF assinam acordo para missões de REVO. As forças aéreas da Austrália e da Coreia do Sul formalizaram um acordo bilateral para a realização de missões reabastecimento em voo (REVO). O acordo foi assinado no início de setembro — mas só divulgado dia 2/11, entre o comandante da Royal Australian Air Force (RAAF), o Vice-Marechal do ar Darren Goldie, e o Tenente-General Park Ha Sik, Comandante do Comando de Operação Republic of Korean Air Force (ROKAF).
O acordo proporcionará uma oportunidade para as forças alinharem os procedimentos e técnicas de REVO ou AAR (air-to-air refuelling). As duas forças aéreas realizam exercícios conjuntos, treinamento e outras atividades em intervalos regulares, e o mais recente arranjo de reabastecimento aéreo acrescentou outro componente significativo a essa cooperação existente.
O novo acordo também permitirá que a RAAF e a ROKAF expandam ainda mais sua área de operações, ao mesmo tempo em que prometem melhorar a capacidade operacional combinada. “Como parceiros estratégicos, várias colaborações entre os dois países devem ocorrer no futuro. Este acordo de implementação será a base sólida para o desenvolvimento da cooperação militar entre a Austrália e a República da Coreia” — Tenente-General Park Ha Sik – ROKAF.
De acordo com Vice-Marechal do ar Darren Goldie, o último acordo marca um grande passo para fortalecer a parceria entre as duas nações. Ele acrescentou: “Isso ajuda a garantir ainda mais que nossas duas forças aéreas possam se apoiar nos céus, durante exercícios e atividades de treinamento e em quaisquer operações futuras. A transferência de combustível quando necessário para sustentar e prolongar nossa presença no ar é fundamental para que nossas aeronaves possam projetar com sucesso o poder aéreo”.
O mais recente compromisso de reabastecimento aéreo entre as duas nações foi durante o exercício Pitch Black 2022. O exercício viu a implantação pela primeira vez das aeronaves KC-330 da ROKAF no Território do Norte, na Austrália.
O acordo na prática permitira e facilitará ainda mais que as aeronaves de reabastecimento australianas e sul-coreanas operem integradas, servindo em missões conjuntas aeronaves de ambos os países. Ambos operam o A330 MRTT, o que facilitará sem dúvida as operações.
A ROKAF opera 4 KC-330 Cygnus (designação do A330 MRTT na ROKAF) no 261 Air Tanker Squadron com sede em Gimhae (RKPK) K-1, matriculados ROKAF 18-001, 19-001, 19-002 e 19-003. Já a RAAF opera 7 KC-30A (designação do A330 MRTT na RAAF) no 33 Squdron sediado na RAAF Amberley, Qld. (YAMB), matriculados de A39-01 a A39-07.
@CAS