ROKAF contrata canadense CMC para modernizar KT-1 Woongbi. A Força Aérea da Coreia do Sul (ROKAF) recentemente assinou um contrato com a empresa canadense fabricante de aviônicos CMC Electronics, para atualizar sua frota de monomotores de treinamento KT-1 Woongbi. Os trabalhos serão realizados em conjunto com a Korea Aerospace Industries (KAI), fabricante das aeronaves.
Sediada em Montreal, Canadá, a CMC informou que entre as atualizações está a instalação do moderno computador de missão PU-3000 e seus aplicativos integrados, em uma solução flexível para integrar vários displays multifuncionais convencionais (MFD), ou uma tela única do tipo “Large Area Display” (LAD). O kit de software PU-3000 também permite que a KAI desenvolva futuras aplicações de missão proprietárias específicas.
O PU-3000 é o primeiro computador de missão multicore com certificação civil do mundo. Ele pode hospedar vários aplicativos de aviônicos, reduzindo a quantidade de equipamentos e os custos de integração. Modular por design, ele pode ser usado como uma plataforma de computação comum capaz de hospedar uma grande variedade de funções em uma única unidade, sendo capaz de apresentar em vários tamanhos de tela com a redundância necessária para funções críticas de voo.
“Acreditamos que a plataforma KT-1 atualizada com uma interface LAD com o PU-3000 aumentará a disponibilidade das aeronaves e preparará melhor os pilotos da ROKAF para sua futura frota modernizada de caças KF-X”, diz Brad Nolen, Vice-Presidente da CMC.
A CMC informou que seu programa de modernização permitirá que os KT-1 “emulem a aviônica avançada” dos caças de última geração, como o futuro jato sul-coreano KAI KF-1 Boramae.
Recebidos a partir de 1999, atualmente a frota de monomotores Woongbi é de pouco mais de uma centena de aeronaves. Eles são principalmente utilizados no treinamento de pilotos, mas pode realizar missões de ataques leves e funções de controle aéreo avançado.
Jae Min Park, vice-gerente sênior da equipe de aquisição de aeronaves da KAI, diz que a atualização do PU-3000 resultará em “desempenho do sistema e recursos amplamente aprimorados para o KT-1”.
@FFO