RoCAF inicia os testes operacionais com o F-16V JHMCS. Neste mês de abril, pela primeira vez, a RoCAF (Republic of China Air Force) deu início as testes operacionais com o F-16V Joint Helmet Mounted Cueing System (JHMCS). Os voos de avaliação estão sendo feitos pelo 17th Tactical Fighter Group (17th TFG) da Base Aérea de Hualien em Taiwan.
Os ensaios fazem parte dos esforços de Avaliação e Teste Operacional (OT&E – Operational Test and Evaluation) da ROCAF. Nesta fase, mísseis ar-ar de curto alcance AIM-9X Sidewinder estão sendo usados em conjunto com o JHMCS pelo 17th TFG, que atua como o ‘Grupo Aggressor’ da RoCAF, fornecendo serviços de treinamento aéreo adversário para outras unidades no RoCAF. A unidade já está se familiarizando com as características dos do F-16V, do JHMCS e do AIM-9X.
Taiwan comprou apenas 40 capacetes JHMCS para uso com os F-16V. A unidade de avaliação também concluiu testes e avaliações de desempenho, sendo a próxima e última etapa do processo a entrega do sistema a outros grupos para concluir várias instalações e treinamentos. Tanto os testes táticos quanto a formulação dos critérios de aplicação estão sendo realizados pelo 17th TFG e serão implementados em cada uma das unidades F-16V da linha de frente do ROCAF.
A Republic of China Air Force (RoCAF), também conhecida como Força Aérea de Taiwan está prestes a ativar sua primeira Ala equipada com o Lockheed Martin F-16V Viper, uma versão atualizada a partir da modernização de sua frota original de F-16A/B/C/D.
A RoCAF está realizando uma grande programa de atualização de sua aviação de caça, ao converter 141 F-16A/B/C/D para o novo e aprimorado padrão F-16V Bloco 70, trabalho que vem sendo realizado localmente pela Lockheed Martin Aerospace Industrial Development Corp (AIDC). Originalmente seriam 142, mas com a perda de um F-16A em 17 de novembro de 2020, o total a ser convertido hoje e de 141 aeronaves. Outros 66 F-16V Bloco 70 novos de fábrica também foram adquiridos, mas só começam a ser entregues em 2023.
@CAS