ROCAF: entrega de 56 mísseis AGM-154C para os F-16 foi adiada. A Força Aérea da República de Taiwan (ROCAF — Republic of China Air Force) informou no dia 4 de setembro que a atualização de seus caças Lockheed Martin F-16 A/B para a versão F-16V cumprirá o prazo programado no próximo ano, mas eles serão equipados com sistemas de armas alternativos, pois houve um atraso na entrega dos AGM-154 adquirido dos Estados Unidos.
O programa de retrofit que foi lançado em 2016, para modernizar todos 140 F-16 A/B da ROCAF para padrão F-16V, que inclui a adição de aviônicos mais avançados, radar APG-83 e um Helmet Mounted Cueing System, bem como outros sistemas de gerenciamento de voo e guerra eletrônica. Dentro do pacote está a integração das bombas planadoras Raytheon AGM-154 Joint Standoff Weapon (JSOW). Porém um atraso na entrega fará com que os F-16V entrem em serviço temporariamente de armas alternativas. Em junho de 2017, os EUA concordaram em vender 56 mísseis JSOW para Taiwan a um custo de US$ 185,5 milhões. Mas ainda não foram entregues nenhuma das armas, e nem foi informado pela Força Aérea quando serão.
Os F-16V atualizados serão equipados com armas de precisão alternativas, como o míssil tático anti-radiação AGM-88 HARM e o míssil anti-navio AGM-84 Harpoon. Segundo a ROCAF o programa de retrofit será concluído no próximo ano, o que significa uma revisão no plano original, previsto só para 2026. Além do retrofit, Taiwan também comprou 66 novos caças F-16Vs dos EUA, e a entrega deve começar em 2023, de acordo com a Força Aérea.
@CAS