RoCAF “deixa no chão” seus F-5. Após o grave acidente de ontem, envolvendo dois F-5E que colidiram em pleno ar, Força Aérea da República de Taiwan (RoCAF – Republic of China Air Force) decidiu suspender os voos de toda a sua frota de caças Northrop F-5E/F, até as causas do acidente forem esclarecidas. Em uma coletiva à imprensa, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea de Taiwan, Huang Chih-wei, disse que o objetivo é realizar verificações de segurança em todas as aeronaves.
O acidente, que tirou a vida de um piloto enquanto o outro ainda está desaparecido, fazia parte de uma missão de treinamento de quatro F-5E da 7th Flight Training Wing (7th TFW) da Base Aérea de Zhi-Hang de Taitung. Durante um treinamento de combate os dois F-5E colidiram e caíram no mar, ao largo da costa do condado de Pingtung. As aeronaves perdidas são o F-5E RoCAF 5286 (c/n VG1013) e o F-5E RoCAF 5287 (c/n VG1014).
Em nota o Ministério da Defesa de Taiwan tuitou: “Dois ROCAF F5E desapareceram do radar às 1519 nesta tarde (22/03) durante o treinamento. Os recursos disponíveis da ROCArmedForces, CGA e primeiros socorros foram despachados para a área imediatamente para esforços de busca e resgate. Não vamos abrir mão de nenhuma chance, também continuar protegendo nosso país.”
Os esforços de resgate ainda estão em andamento em busca do piloto desaparecido. Taiwan vem sofrendo com a pressão de enfrentar as incursões de aeronaves militares chinesas na Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ – Taiwan’s Air Defense Identification Zone).
@CAS