RoAF organiza exercícios de treinamento integrado. Em 6 de março, a Força Aérea Romena (Romanian Air Force — RoAF) desdobrou uma de suas aeronaves de transporte militar C-27J Spartan para missões de treinamento combinadas com os F-16 romenos e turcos (TuAF), baseados na Base Aérea de Fetesti, além de aeronaves francesas Dassault Rafale, atualmente estacionadas lá.
Na manhã do treinamento, os F-16 romenos e turcos realizaram exercício de interceptação com a aeronave de transporte C-27 que decolou da Base Aérea de Otopeni; o objetivo da atividade era aprimorar as habilidades dos pilotos de caça e de transporte. À tarde, na Base Aérea de Fetesti, os F-16 turcos realizaram treinamento simulado de QRA (Alerta de Reação Rápida).
“Desde 2014, a Romênia acolhe o Policiamento Aéreo melhorado da OTAN de destacamentos de caças de oito Aliados e — agora — a Turquia nas suas bases aéreas perto da costa do Mar Negro. Isto tem sido um contributo importante para o esforço colectivo da OTAN no sentido de mostrar o seu empenho na dissuasão e defesa colectivas e na estreita coesão entre os Aliados. Estamos muito satisfeitos em sediar o Agile Combat Employment (ACE) francês de uma semana de caças Rafale em Fetesti, além dos destacamentos F-16 turcos e romenos. Esta é mais uma oportunidade para demonstrar as nossas competências profissionais como Nação Anfitriã, incluindo para destacamentos expedicionários de curta duração”, disse o Capitão Cornel Pavel, da Marinha Romena, vice-chefe da Direção de Informação e Relações Públicas do Ministério da Defesa Romeno.
Após a decolagem, eles se juntaram a caças F-16 romenos e caças Rafale franceses para uma sessão de exercícios de combate ar-ar sobre a costa romena do Mar Negro, perto de Constança. Cerca de 50 meios de comunicação internacionais tiveram a oportunidade de observar a manifestação — alguns deles voaram para Fetesti a bordo da aeronave C-27 e testemunharam como são executados os procedimentos de intercepção daOTAN.
A Base Aérea de Fetesti — a 86ª Base Aérea da Romênia — abriga um esquadrão de F-16 e também abriga o centro de treinamento de F-16 para pilotos romenos e outros pilotos da OTAN. Até o final de março, um destacamento da Força Aérea Turca está destacado na base com quatro jatos F-16 para o Policiamento Aéreo aprimorado da OTAN; os jatos realizam missões ao lado dos seus colegas romenos para salvaguardar o espaço aéreo da OTAN no flanco oriental.
O destacamento francês de Rafale foi enviado para Fetesti para um Agile Combat Employment (ACE) de cinco dias, durante o qual os jatos participam de treinamento combinado com forças aéreas e terrestres regionais, apoiando a postura da força da OTAN nas costas do Mar Negro, na Romênia.
Vários Aliados da OTAN realizam destacamentos ACE em toda a Europa para praticar capacidades expedicionárias, projetando um pacote de forças num curto espaço de tempo, com apoio próprio mínimo, dependendo dos serviços prestados pelo campo de aviação receptor.
O conceito ACE é um multiplicador de força para as Forças Aéreas da OTAN, pois aumentam a agilidade, a interoperabilidade, a prontidão, a capacidade de sobrevivência e a continuidade das operações aéreas.
@CAS