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“Roadrunners” dos Mariners recebem seu primeiro Boeing C-40A

10 de junho de 2023
“Roadrunners” dos Mariners recebem seu primeiro Boeing C-40A (Foto: USMC/Dvidshub).

“Roadrunners” dos Mariners recebem seu primeiro Boeing C-40A. O Esquadrão de Transporte 1 (VMR-1) “Roadrunners”, subordinado ao Grupo de Aeronaves 41 (MAG-41) do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC), recentemente recebeu seu primeiro de dois Boeing C-40A “Clipper”. Uma cerimônia foi realizada em 19 de maio na Base Aérea Naval Conjunta da Reserva de Fort Worth, no Texas.

O primeiro C-40A do VMR-41, matrícula militar 170041, é um Boeing 737-700 civil convertido para uso militar. Fabricado em 2001 sob número de construção (c/n) 30184, ele foi entregue em 21 de novembro daquele ano para a empresa petroleira Saudi ARAMCO Aviation (matrícula N743A). Em setembro de 2019 ele foi comprado pela AAR Aircraft & Engine Sales & Leasing Inc, último proprietário civil antes de ser adquirido pelo Comando de Aviação da Marinha dos EUA (NAVAIR).

O segundo Boeing C-40A dos “Roadrunners”, matrícula 170042 (c/n 30185 ex-N745A), deverá chegar ainda neste ano na Fort Worth JBR. Assim como o primeiro, ele foi entregue novo para a Saudi ARAMCO em 31 de outubro de 2001, e foi vendido para a AR em 17 de outubro de 2019.

Os C-40A dos Mariners são basicamente um Boeing 737-700 civil, convertido para uso militar, com winglets, as asas e trens de pouso da versão 737-800. Além disso, eles receberam novos motores, sistemas de navegação eletrônico, iluminação de LED além de uma revisão completa realizada pelo Escritório do Programa de Transporte Aéreo Tático (PMA-207).

Eles são configurados internamente na versão “Combi” (mista), podendo leva até 121 passageiros e oito paletes de carga no piso superior. O VMR 1 usará os C-40A em missões de transporte tático e logístico.

“A entrega desta aeronave atende a um requisito crítico do Corpo de Fuzileiros Navais para capacidade de transporte aéreo logístico orgânico de longo alcance. Essas aeronaves foram especialmente equipadas para serem reconfiguradas localmente para transportar fuzileiros e cargas”, disse o Coronel Steve Puckett, Gerente do PMA-207.

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