• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RO-6A Saturn Arch completa missão final pelo US Army

24 de agosto de 2022
RO-6A Saturn Arch completa missão final pelo US Army (Foto: US Army).
RO-6A Saturn Arch completa missão final pelo US Army (Foto: US Army).

RO-6A Saturn Arch completa missão final pelo US Army. O Project Director Sensors-Aerial Intelligence (PD SAI) completou com sucesso no último 31 de julho, a missão final para da aeronave RO-6A Saturn Arch Quick Reaction Capability (QRC), em apoio ao Comando Central do Exército dos EUA (CENTCOM — US Army Central Command). As aeronaves baseadas nos bimotores De Havilland Canada DHC-8-301 Dash 8 e designada RO-6A encerraram suas atividades.

Inicialmente desenvolvido pela Joint Improved Explosive Device Defeat Organization (JIEDDO) para apoiar os requisitos imediatos emergentes do CENTCOM nos primeiros dias dos conflitos Operation Inherent Resolve (OIR) e na Operation Enduring Freedom (OEF), o programa Saturn Arch advanced geospatial intelligence (GEOINT) possui recursos incluem sensores hiperespectrais, eletro-ópticos/infravermelhos (EO/IR) e imagens de alta resolução (HRI).

Desde a transição do programa para o Exército em 2012, o PD SAI tem trabalhado com a comunidade de usuários e escritórios de programas parceiros para manter e desenvolver o desempenho extremamente bem-sucedido dos recursos de sensor hiperespectral e GEOINT do Saturn Arch. Sob a gestão do US Army, o programa provou ser um dos ativos mais cobiçados do CENTCOM.

RO-6A Saturn Arch (Dash 8) 15-10338 do 204th Military Intelligence Battalion (Foto: Sunil Gupta).
RO-6A Saturn Arch (Dash 8) 15-10338 do 204th Military Intelligence Battalion (Foto: Sunil Gupta).

“O programa QRC Saturn Arch foi tão bem-sucedido que o Exército o financiou para construir uma frota de 10 aeronaves no total nos últimos 10 anos”, disse Michael Payne, Gerente de Produto do Sistema de Reconhecimento e Vigilância de Altitude Média. “Além disso, o Exército aprimorou com sucesso os sensores e a arquitetura do sistema para permitir recursos remotos de processamento, exploração e disseminação dos dados hiperespectrais e GEOINT coletados na plataforma, permitindo que o pessoal em terra realize análises de dados quase em tempo real, permitindo produtos de inteligência sejam fornecidos mais rapidamente ao combatente”.

O Saturn Arch realizou missões com sucesso por mais de 10 anos, resultando em cerca de 72.500 horas voadas e mais de 18.000 produtos de inteligência gerados, salvando inúmeras vidas de combatentes.

À medida que o rebaixamento no CENTCOM ocorreu, os sensores e aeronaves do Saturn Arch foram lentamente retirados de serviço. Com a mudança do foco do US Army para os requisitos da Operação Multi-Domínio, a PD SAI está trabalhando com o Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército dos EUA e comunidades parceiras do laboratório de desenvolvimento para fazer a transição das capacidades do sensor para outros esforços.

Os 10 RO-6A do US Army desativados são os 15-10332, 15-10338, 15-10348, 15-10352, 15-10358, 15-10577, 16-00276, 16-00374, 16-00397 e 16-00590. Todos serviram no 204th Military Intelligence Battalion, sediado no Fort Bliss, Texas.

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login