

RNZAF finaliza acordo de leasing do A321XLR com a Air Lease. A Royal New Zealand Air Force (RNZAF) finalizou um contrato de arrendamento com opção de compra de seis anos com a Air Lease Corp. para dois Airbus A321XLR.
Estas aeronave darão suporte à sua missão de transporte aéreo de longo alcance. As entregas estão programadas para começar em 2028, permitindo que os A321XLR substituam ambos os Boeing 757-2K2 RNZAF, que estão em uso desde 2003.
“O transporte aéreo estratégico desempenha um papel vital para um país como a Nova Zelândia, respondendo a eventos de qualquer natureza, sejam eles operações de recuperação humanitária, deslocamento de pessoal de defesa ou importantes delegações comerciais”, afirmou o Vice-Marechal do Ar Darryn Webb, Chefe da Força Aérea, em comunicado. “A capacidade de longo alcance do A321XLR também aprimorará nossa capacidade de realizar missões importantes na Antártica com maior segurança e confiabilidade.”
A RNZAF estima que o programa terá custos de capital de NZ$ 620 milhões (US$ 375,2 milhões) e custos operacionais de NZ$ 80,86 milhões ao longo de quatro anos. A aquisição faz parte do programa mais amplo de modernização do Plano de Capacidade de Defesa (DCP — Defence Capability Plan) do governo, anunciado em agosto, que também inclui a aquisição de cinco helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS