RNZAF dá adeus a mais um P-3K2. No dia 20 de janeiro de 2022, a Royal New Zealand Air Force (RNZAF) desativou o Lockheed Martin P-3K2 Orion serial NZ4206 (c/n 5401), após ele realizar seu último voo operacional. É mas uma passo para a aposentadoria do Orions neozelandeses prevista para 2023.
O Orion, ex-Royal Australian Air Force (RAAF) P-3B A9-291, foi adquirido da Lockheed em 1985 e após a substituição de todas as estações de operação pelo Universal Display And Control System (UDACS) da Boeing, foi entregue como um P-3K em maio de 1985 ao 5º Esquadrão sediado na Base da RNZAF Whenuapai, perto de Auckland. A aeronave acumulou mais de 22.000 horas de voo em quase 37 anos de serviço.
O NZ4206 será levado para a RNZAF Base Woodbourne, onde possivelmente será desmontado. Este Orion é o segundo a ser aposentado. O primeiro foi o NZ4203 em setembro de 2021, com mais de 55 anos de serviço.
A RNZAF recebeu cinco P-3B Orions em 1966 (NZ4201 – NZ4205), e em 1985 foi adquirido da Austrália o NZ4206, desativado este mês. No início da década de 1980, todas as aeronaves passaram pelo Programa RIGEL, com a atualização de aviônicos e rádios, recebendo a designação P-3K. Posteriormente foi aplicado o Programa KESTRAL, com a troca das asas e revisão estrutural, visando a extensão da vida útil das células. A última atualização contemplou a modernização dos sistemas de navegação, missão e comunicações, elevando as aeronaves para a designação P-3K2. Outros quatro P-3K2 (RNZAF 4201, 4202, 4204 e 4205) dever ser retirados até 2023.
Os Orions serão substituídos pelo Boeing P-8A. Em julho de 2018, a Nova Zelândia anunciou seus planos de comprar quatro P-8A Poseidons. A entrega do primeiro P-8A ao RNZAF está prevista para abril de 2023, com capacidade operacional inicial programada para julho do mesmo ano. Toda a frota de quatro aeronaves está programada para atingir a capacidade operacional final até 2025.
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