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RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache

1 de fevereiro de 2024
RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache. Aviadores da Força Aérea Real Holandesa recebem novo simulador de voo AH-64E Apache. Foto: RNLAF.
RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache. Aviadores da Força Aérea Real Holandesa recebem novo simulador de voo AH-64E Apache. Foto: RNLAF.

RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache. O primeiro simulador do helicóptero de ataque Boeing AH-64E Apache foi inaugurado este mês na Base Aérea da Royal Netherlands Air Force (RNLAF) de Gilze-Rijen. Este marco marca o início da reciclagem dos pilotos Apache, um aspecto crucial impulsionado pelo programa de modernização do AH-64D para o AH-64E, ora em andamento.

Fabricado pela Boeing, o novo simulador oferece uma série de vantagens para as tripulações dos novos helicópteros. A RNLAF terá 28 Apache Echos. O centro de simulação garante treinamento diário para tripulações, incluindo pilotos de Apache, tanto nacional quanto internacional, isto é da OTAN. As horas de voo são essenciais para a prontidão da missão, e o simulador se mostra inestimável para atender a esses requisitos.

RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache. O simulador está localizado no centro de simuladores Multi-Ship Multi-Type na Base Aérea de Gilze-Rijen. Foto do Ministério da Defesa Holandês.
RNLAF recebe simulador do Boeing AH-64E Apache. O simulador está localizado no centro de simuladores Multi-Ship Multi-Type na Base Aérea de Gilze-Rijen. Foto do Ministério da Defesa Holandês.

As vantagens do simulador incluem operação silenciosa, consumo mínimo de combustível e independência das condições climáticas, permitindo que as sessões de treinamento ocorram ininterruptamente. As baixas necessidades de manutenção do simulador em comparação com um helicóptero real fazem dele uma ferramenta de treinamento econômica e eficiente. 

A capacidade de simular missões complexas, envolvendo o lançamento de armas e a coordenação com outras aeronaves, incluindo aeronaves não tripuladas, sublinha ainda mais a importância desta instalação de treino de ponta. Apesar destes avanços, a necessidade de experiências de voo reais permanece. 

Vibrações, sons e sinais visuais em um simulador podem diferir significativamente das condições do mundo real. Hoje o simulador do AH-64D não consegue replicar fielmente o voo baixo e o voo no escuro, elementos cruciais do treinamento operacional.

Em um desenvolvimento relacionado, os Estados Unidos entregaram dois helicópteros de ataque Apache Guardian AH-64E Versão 6 à RNAF em 7 de dezembro. Esses helicópteros, remanufaturados a partir da frota AH-64D existente da Holanda, demonstram o compromisso da RNLAF de atualizar e modernizar seus Apaches. 

Boeing AH-64E da RNLAF. Foto: Boeing.
Boeing AH-64E da RNLAF. Foto: Boeing.

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