RNLAF recebe mais dois AH-64E Apache. A Boeing entregou mais dois novos helicópteros de ataque AH-64E Apache Guardian à Royal Netherlans Air Force — RNAF (KLu — Koninklijke Luchtmach) no dia 7 de dezembro. As aeronaves RNAF foram remanufaturadas a partir da atual frota AH-64D da Holanda. Eles serão os primeiros em solo holandês.
As aeronaves foram transportadas por um C-17 da USAF para o Centro de Logística da Base Aérea de Logistiek Centrum Woensdrecht (LCW) para inspeção inicial e inventário. A Holanda tem um total de 28 Apaches encomendados. Essas duas aeronaves e as subsequentes serão montadas e testadas em Woensdrecht, antes de serem transportadas para sua futura base operacional na Base Aérea de Gilze-Rijen, lar do 301 Sqn. A entrega final da aeronave atualizada está programada para 2025. Os AH-64E Apache Guardion V6 Block II entregues foram matriculados Q-37 e Q-38.
Em 25 de outubro de 2022, o primeiro KLu AH-64E (Q-31) foi entregue em uma pequena cerimônia na fábrica dos Apaches da Boeing em Mesa/AZ. Primeiros AH-64E da KLu foram entregues ao 302 Sqn da RNLAF em 13 de dezembro de 2022 ao 302 Squadron, em Fort Hood-Killeen/Robert Gray AAF/TX — nos Estados Unidos. São eles os Q-31 e Q-32, que foram seguidos dos Q-33 e Q-34 e em brave devem chegar os Q-35 e Q-36. Este esquadrão é o responsável pela formação dos futuros pilotos e técnicos da RNLAF nos próximos anos.
As entregas para o 301 Sqn da base aérea de Gilze-Rijen — Holanda começarão em janeiro de 2024 e terminarão em 2025. A unidade operará um total de 20 AH-64E Apache Guardians.
Embora os AH-64E utilizem peças do AH-64DN original, todos os sistemas são novos. As aeronaves remanufaturadas são atualizadas para a configuração Apache Guardian, incluindo motores mais potentes e novas pás compostas nos rotores. Os mais recentes sistemas de comunicações, navegação, sensores, correlação de dados e sistema de auxílio à decisão cognitiva do piloto proporcionam vantagens significativas no combate à guerra em relação ao modelo D e multiplicam a eficácia do combate. Os holandeses operam o AH-64DN Apache desde 1998.
“A entrega bem-sucedida do novo AH-64E v6 Apache é um ponto de viragem para a Holanda e é emblemática da significativa parceria de longo prazo entre o Exército dos EUA e a RNAF”, disse Alexa Alejo, gerente de produto do projeto Apache. “O Apache é o helicóptero de ataque mais avançado e o RNAF está ganhando um aumento significativo em poder de ataque, versatilidade, consciência situacional e interoperabilidade”.
Em fevereiro de 2018, a Holanda decidiu atualizar todos os seus AH-64DN para o padrão AH-64E em um contrato de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) feito com a Boeing via governo dos EUA. Em 2019, o Departamento de Defesa dos EUA emitiu um contrato com a Boeing para remanufaturar 28 Apaches KLu AH-64DN para o avançado padrão AH-64E Block II versão 6. O primeiro exemplar foi visto na fábrica em maio de 2022.
@CAS