RNLAF recebe bombas Mk.82 para missões de treinamento com os F-35A. A Agência de Apoio e Compras da OTAN (NSPA — Support and Procurement Agency) revelou que a Força Aérea Real da Holanda (RNLAF — Royal Netherlnds Air Force) recebeu munição para apoiar as missões de treinamento do F-35A. A munição entregue inclui um lote de bombas convencionais Mk.82, não guiadas e de baixo arrasto. O suporte de munição foi entregue sob a Parceria de Apoio à Munição (ASP — Ammunition Support Partnership), do Componente de Munições Aéreas da OTAN.
A entrega mais recente também marca a primeira vez que esse suporte foi estendido pela ASP por meio de um contrato de aquisição e serviço cruzado (ACSA — Acquisition and Cross-Servicing Agreement). O ASP completou a entrega do M.82 dentro do prao de seis meses, a partir do pedido inicial da RNLAF. Também foi apoiado pela estrutura de Apoio Mútuo de Emergência da Força Aérea dos EUA na Europa (Mutual Emergency Support — USAFE).
As bombas Mk.82 garantirão que a RNLAF possa realizar as operações essenciais de treinamento aéreo com a frota de F-35A. De acordo com a NSPA, uma parceria de apoio é um mecanismo de cooperação multinacional distinto da NSPA. Foi estabelecido depois que duas ou mais nações da OTAN solicitaram a organização de atividades comuns de apoio e serviços.
Sob essa estrutura, os países envolvidos fornecem governança e orientação, enquanto a NSPA trabalha no desenvolvimento das capacidades para lidar e atender aos requisitos das nações. As tarefas operacionais e administrativas associadas para executar os requisitos executados nas atividades da Parceria de Suporte são financiadas pelos países participantes e pelos países clientes.
@CAS