• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

RNLAF irá iniciar as operações com os MQ-9A no Caribe

18 de abril de 2022
RNLAF irá iniciar as operações com os MQ-9A no Caribe (Foto: GA-ASI).

RNLAF irá iniciar as operações com os MQ-9A no Caribe. A Royal Netherlands Air Force — RNLAF (Koninklijke Luchtmacht — KLu) ou Real Força Aérea recebeu três Unmanned Combat Aerial System (UCAS) General Atomics Aeronautical Systems MQ-9A Block 5 e duas estações móveis de controle terrestre. Com isto a RNLAF começará a operar os MQ-9 no final deste mês, a partir da ilha caribenha de Curaçao, no sul do Caribe, para fornecer vigilância persistente de longo alcance para apoiar missões que protegem os interesses nacionais da Holanda na região.

“Estamos muito satisfeitos em receber nossas aeronaves e começar imediatamente a operar com elas. O MQ-9A Reaper será inestimável para as operações de inteligência com as forças armadas holandesas em geral. Testaremos e avaliaremos operacionalmente o sistema durante nossa implantação em Curaçao e esperamos que seja um recurso valioso para o Comandante das Forças holandesas no Caribe”, disse o Tenente-Coronel Boudewijn Roddenhof, comandante do Esquadrão RNLAF 306, que operará os novos MQ -9A Reaper.

RNLAF irá iniciar as operações com os MQ-9A no Caribe (Foto: GA-ASI).
RNLAF irá iniciar as operações com os MQ-9A no Caribe (Foto: GA-ASI).

A RNLAF recebeu três dos seus quatro MQ-9A, além das estações de controle terrestre (GCS) e equipamentos de apoio. O Ministério da Defesa da Holanda encomendou em março de 2019 quatro MQ-9A Bloco 5, matriculados de M-001 a M-004, ao custo d e US$ 123 milhões, com a primeira entrega ocorrendo em 7 de julho de 2021 na sede da General Atomics. Todos os MQ-9A serão implantados no destacamento do 306 Sq, no Willemstad Curacao Hato International Airport, (CUR/TNCC), a partir do US FOL (Forward Operating Location). AS aeronaves foram matriculadas na RNLAF de M001 a M004.

“Estamos muito satisfeitos em fornecer os recursos exclusivos de nosso MQ-9A Block 5 RPA para a Holanda e sabemos que esse recurso melhorará significativamente suas operações”, disse o vice-presidente de desenvolvimento estratégico internacional da GA-ASI, Robert Schoeffling.

O MQ-9A Block 5 tem uma autonomia de mais de 27 horas, velocidades de 240 KTAS e pode operar com um teto de até 50.000 pés.  Ele possui uma capacidade de levar uma carga útil de 1.746 quilos. Sua missão é fornecer vigilância persistente de longa duração (ISR). Uma aeronave extremamente confiável, o MQ-9A Block 5 é equipado com um sistema de controle de voo tolerante a falha, come aviônicos com tripla-redundância. 

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login