RNLAF irá enviar oito F-35A à Polônia. A Royal Netherlands Air Force (RLNAF) está se preparando uma realizar a implantação de seus caças Lockheed Martin F-35A em apoio à missão aprimorada de policiamento aéreo da OTAN no nordeste do continente, mais precisamente na Polônia.
Oito F-35A serão implantados em Malbork, na Polônia, para se juntar à missão da OTAN de reforçar a postura defensiva ao longo do flanco leste entre fevereiro e março de 2023. Enquanto quatro F-35 serão empregados no apoio ao policiamento dos céus no região, as outras quatro aeronaves realizarão exercícios de treinamento com Aliados, visando aumentar a prontidão defensiva quando necessário. A medida visa se precaver de possíveis desdobramentos na fronteira da Ucrânia, que está em guerra com a Rússia desde 24 de fevereiro de 2022, isto é, a quase um ano.
Em Marlbork, a Holanda faz parte da rotação atual com três outros Aliados, que operam caças na região do Báltico: Polônia com F-16 e a França com Rafale operam de Siauliai, na Lituânia. Já a Alemanha lança seus Eurofighters a partir de Ämari, na Estônia.
“Com esses oito caças modernos, a Holanda contribui para as missões de policiamento aéreo e blindagem aérea da OTAN na dissuasão e, se necessário, na defesa do território aliado na região do Báltico”, disse o Tenente-Coronel Guido Schols, comandante do destacamento F-35 da Holanda. “Também estamos assegurando nossos Aliados e demonstrando nosso compromisso com a Aliança da OTAN”, acrescentou.
@CAS