RMAF recebe segundo F/A-18D após revisão programada de 12 anos. A Força Aérea Real da Malásia (RMAF — Royal Malaysian Air Force ou TUDM — Tentera Udara Diraja Malaysia) reforçou sua frota aérea com a entrega oficial do segundo caça Boeing F/A-18D Hornet, após a conclusão de seu programa de manutenção planejada local de 12 anos (LPM12Y).
Conduzido pela Rosebank Engineering, o programa de manutenção incluiu inspeções minuciosas, avaliações de danos e reparos estruturais para garantir o desempenho ideal e a longevidade da aeronave em meio a rigorosas demandas operacionais. Com a presença do Comandante da RMAF, General Tan Sri Mohd Asghar Khan Goriman Khan, a cerimónia de entrega significa não só a conclusão bem-sucedida do regime de manutenção, mas também sublinha os esforços de colaboração entre os intervenientes da indústria aeroespacial nacionais e internacionais.
A conclusão pela segunda vez do LPM12Y ressalta a crescente autossuficiência da RMAF na manutenção e atualização de seus recursos aéreos. Além disso, estabelece um precedente para futuras colaborações e avanços na indústria de defesa local, abrindo caminho para a inovação e eficiência contínuas no apoio aos objectivo de prontidão da missão da RMAF. A entre da do F/A-18D M45-07 em abril de 2024 segue a entrega da primeira aeronave F/A-18D M45-01, após a conclusão do LPM12Y em janeiro de 2023.
Contribuições da G7 Global Aerospace (G7GA) e a Rosebank Engineering foram fundamentais para alcançar este feito, demonstrando a crescente experiência no setor de engenharia aeroespacial da Malásia. E
A Força Aérea Real da Malásia (Tentera Udara Diraja Malaysia) possui oito F/A-18D todos lotados no 18 Sqn sediado em Butterworth (WMKB). A entrega das aeronaves matriculadas de M45-01 a M45-08, ocorreu de março de 1997 a agosto de 1997. A Boeing está fornecendo um pacote logístico que apoia as operações da aeronave na base da RMAF em Butterworth.
Os Hornets RMAF estão equipados com o radar Hughes APG-73 atualizado e dois motores General Electric F404-GE-402. Três Hornet realizaram um ataque aéreo contra os terroristas das “Forças Reais de Segurança do Sultanato de Sulu e Bornéu do Norte” em 5 de março de 2013, pouco antes de as forças conjuntas do Exército da Malásia e dos comandos da Polícia Real da Malásia lançarem um ataque total, durante a chamada Operação Daulat. Os Hornets foram encarregados de apoio aéreo aproximado à zona de exclusão aérea em Lahad Datu, Sabah
@CAS