• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Rivet Joint da USAF de olho na Venezuela à partir da Colômbia

24 de julho de 2021

Rivet Joint da USAF de olho na Venezuela à partir da Colômbia. Na quarta-feira (22/07), um Boeing RC-135V “Rivet Joint” do 38th Reconnaissance Squadron (38th RS) da USAF, sobrevoou o espaço aéreo colombiano, para uma missão de vigilância e reconhecimento próximo à fronteira com a Venezuela. O objetivo era acompanhar a movimentação das tropas das Forças Armadas Nacional Bolivariana (FANB), particularmente nos estados de Táchira, Zulia e na região oeste da Venezuela.

Utilizando o indicativo de chamada “COOT43”, a aeronave AF 64-14843 voou sobre o território colombiano entre 18:50 UTC e 23h15z, em uma trajetória paralela a linha de fronteira com a Venezuela, sobre os departamentos de La Guajira., Cesar, Norte de Santander e Santander.

A missão teve início e final no Aeroporto de Lincoln (IATA: LNK / ICAO: KLNK), Nebrasca, EUA, e contou com o apoio de um KC-135R, matrícula AF 57-1474, indicativo “SPUR54”, que reabasteceu o Rivet Joint na região do Caribe. Todo o voo pôde ser monitorado através dos sites que registram a posição da aeronave através do transponder ADS-B.

Rivet Joint da USAF de olho na Venezuela à partir da Colômbia (Fonte: ADS-B).

Conforme informações, a missão teve como objetivo monitorar as comunicações, a movimentação e a disposição das tropas venezuelanas no terreno. Graças às grandes capacidades de monitoração da aeronave, os EUA poderão analisar todo o espectro eletromagnético da região, coletando informações de radares, comunicações, sistemas de defesa aérea, sinais de telefones celulares, sistemas de guerra eletrônica e estações de rádio clandestinas.

Há mais de dois anos, os EUA realizam missões de monitoração do regime do Presidente Nicolás Maduro, sendo que a grande maioria dos voos são realizados em espaço aéreo internacional, sobre o Mar do Caribe, próximo a Venezuela, como noticiamos aqui no Site da RFA em novembro do ano passado. Esta é a segunda vez que o RC-135 da USAF é observado sobrevoando o território continental colombiano, o que indica uma mudança de postura de Washington e Bogotá, contra o regime venezuelano, que é visto como uma ameaça crescente à soberania da Colômbia.

A USAF possui uma frota de nove RC-135V Rivet Joint, todos alocados no 38th RS, em Offut (OF), e estão equipados com sensores para detecção, identificação e localização de sinais em todo o espectro eletromagnético. Os dados coletados podem ser transmitidos através de link táticos de dados para diversos para destinatários em solo.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login