RIAT 2022 homenageia “Às” da Força Aérea Ucraniana caído em combate. Em sua edição de 2022, a Royal International Air Tattoo (RIAT), uma das maiores e mais famosas reuniões da aviação militar mundial, realiza uma homenagem muito especial. No pátio de exposição de aeronaves foi deixado vazio o espaço para o Sukhoi Su-27 Flanker do Coronel Oleksandr Oksanchenko, Às da Força Aérea Ucraniana (UAF), abatido pela defesa aérea russa nos primeiros dias de invasão ao seu país.
A singela, porém emocionante homenagem, tem chamado a atenção dos visitantes da RIAT 2022. No memorial há o espaço vazio com os calços de rodas colocados no chão, simbolizando a posição de estacionamento do Flanker. Na frente está uma foto do Coronel Oksanchenko, uma coroa de flores no sol e a bandeira da Ucrânia hasteada ao lado.
Tradicional participante do RIAT, o Coronel Oksanchenko, conhecido como “Lobo Cinzento”, era piloto de exibição de Su-27 da UAF. Particularmente na RIAT 2017, ele realizou uma impressionante apresentação com seu Flanker, fazendo com que os juízes do “Friends of the Royal International Air Tattoo” (FRIAT) concedessem a ele o Troféu “As the Crow Flies” de melhor apresentação de voo.
Na noite de 25 de fevereiro deste ano, poucas horas após as tropas russas invadirem o território ucraniano, o jato do Coronel Oksanchenko foi abatido pela defesa antiaérea inimiga em combate próximo da capital Kiev. Em 01 de março, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, concedeu postumamente o título de “Herói da Ucrânia” ao Coronel Oksanchenko.
Aposentado do serviço ativo em 2018, Oksanchenko continuou a servir como consultor e instrutor da UAF. Após o ataque russo à Ucrânia, ele se apresentou voluntariamente na 831ª Brigada de Aviação Tática de Guardas de Myrhorod, para defender o seu país contra os invasores.
@FFO