Rheinmetall estabelece ultramoderna fábrica de F-35 na Alemanha. A compra do Lockheed Martim F-35 pela Luftwaffe irá gerar frutos para a indústria aeronáutica alemã. A Rheinmetall está criando uma nova fábrica que produzirá 400 fuselagens do caça F-35A para a Força Aérea da Alemanha e outro clientes do caça americano.
Um acordo para estabelecer uma nova fábrica de fuselagem para a aeronave multifuncional F-35, foi assinado. A empresa de defesa com sede em Dusseldorf, em parceria com as americanas Lockheed Martin e Northrop Grumman, construirá a “fábrica ultramoderna” em Weeze, na Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, como parte do projeto da Bundeswehr (Forças Armadas unificadas da Alemanha) de equipar a Luftwaffe com 35 F-35A.
A planta deve produzir pelo menos 400 seções de fuselagem F-35A. A Rheinmetall espera que a produção comece em 2025. “Estamos orgulhosos que nossa parceria de longa data com a Northrop Grumman e a Lockheed Martin e nosso relacionamento de décadas com o Bundeswehr esteja resultando em uma transferência genuína de know-how para a Alemanha” — O CEO da Rheinmetall, Armin Papperger.
A Alemanha passa a ser mais um país a produzir peças e serviços para o F-35, que hoje é global. O ingresso na produção irá ajudar a minimizar a fila de entregas e quem sabe por peças. Porém, o caça stealth americano ainda continuará a ser finalizado apenas em três lugares do mundo. Naturalmente, a primeira e mais importante linha de produção é a planta da Lockheed Martin situada em Fort Worth/TX, que produziu todos os protótipos e a maioria dos quase 900 F-35 fabricados até aqui. Fort Worth é também o único lugar a ter fabricado as quatro versões (F-35A/B/C/I) até aqui.
Já a segunda linha de montagem foi construída entre 2011 e 2014, anexa à Base Aérea de Cameri (LIMN). Inaugurada em 2014 pela Leonardo Aircraft Division, com apoio da Lockheed Martin, a Final Assembly and Check-Out (FACO) fabrica aeronaves F-35A/B para a Itália e F-35A para a Holanda, estando apta a fabricar aeronaves para outras nações. A terceira FACO fica no Japão. A FACO Komaki South fica em Nagoya, sendo operada pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI), em parceria com a Lockheed Martin, que ajudou a construir as instalações a partir de 2014. Em 5 de junho de 2017 a FACO Komaki South apresentou o primeiro F-35A made in Japan pertencente a JASDF.
“Perto da capital do estado, em Dusseldorf, vamos construir uma fábrica que estabelece padrões em toda a Europa”, acrescentou Papperger. Isso confirma os sistemas padronizados que estão saindo da indústria de defesa dos Estados Unidos.
@CAS