REVO na USAF: Bridge Tanker terá RFP em 2022. O Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) da USAF emitiu um anúncio sobre o Programa Bridge Tanker no dia 15 de junho. O programa busca aeronaves de reabastecimento em voo privadas para complementar a frota da Força Aérea, ao menos até a frota de KC-46 esteja plenamente operacional e em uma quantidade considerada ideal. O contrato a preço fixo KC-46A está limitado a 13 lotes de produção, com a última aquisição planejada em 2027 e as entregas até 2029.
O aviso visa determinar o número de empresas qualificadas, interessadas e capazes de fornecer soluções para o programa Bridge Tanker. A USAF está procurando empresas que tenham a capacidade de entregar aeronaves-tanque derivadas de aeronaves comerciais, que usem tecnologias existentes e emergentes.
A nova aeronave preencherá a lacuna para até a definição do Advanced Air Refueling Tanker, anteriormente conhecida como “KC-Z”, que deverá iniciar os estudos em 2022. Esse estudo ajudará a Força Aérea a determinar precisamente quais capacidades um futuro reabastecedor precisará para operar em campos de batalha mais disputados contra as ameaças representadas por nações como a Rússia e a China. O KC-135 completara 70 anos quando a USAF receber seu último KC-46 em 2029, e a substituição dessas aeronaves vitais na atual frota, continua a ser um fator crítico.
Os requisitos para o Bridge Tanker estão sendo definidos pelo AFLCMC e serão incorporados ao pedido de solicitação de proposta final (RFP – Request for Proposal), uma vez que seja aprovado pelo Departamento de Defesa. A Força Aérea planeja liberar a RFP final até o final de 2022. O projeto de ter aeronaves de REVO privada a serviço da USAF surgiu após a USAF decidir retirar em 2021 um total 29 aeronaves KC-135/KC-10 de operação, algo classificado pelo US TANSCOM (United States Transportation Command) como uma decisão temerária. Isto aliado aos problemas do KC-46A, abriram espaço para o Bridge Tanker, que seguirá, moldes muito parecidos com os contratos de treinamento dissimilar privado (aggressor) ofertado a US Navy e USAF. Isto é arrendamento por horas de voo. Em abril de 2020, a USAF informou que o contrato do Bridge Tanker seria alto em torno de 5.000 horas de voo/ano para dar suporte até 1.100 missões de REVO.
@CAS