REVO entre A400M da Luftwaffe e CV-22 do AFSOC. Um Airbus A400M da Luftwaffe reabasteceu em voo (REVO) um tiltrotor CV-22B Osprey do Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC). A operação ocorreu em 19 de março, durante um exercício conjunto sobre o Mar do Norte.
Utilizando o seu sistema de mangueira central (Centerline Hose and Drum Unit), o A400M, matrícula 54+45, do Esquadrão de Transporte Aéreo 62 (LTG 62) de Wunstor, abasteceu um CV-22B do 7º Esquadrão de Operações Especiais da USAF (AFSOC), baseado em Mildenhall, Reino Unido, costa da Alemanha.
Para a operação na Alemanha, o AFSOC enviou três CV-22B do 7º Esquadrão de Operações Especiais para o Campo de Aviação do Exército, localizado na área militar do Aeroporto de Stuttgart, de onde partiram para várias missões de treinamento nas regiões da Baviera, Baden-Württemberg e Renânia-Palatinado.
Além dos Ospreys, um MC-130J Comando II do 67º Esquadrão de Operações Especiais do AFSOC também esteve envolvido no treinamento. Ambos os Esquadrões são subordinados à 352ª Ala de Operações Especiais (352nd SOW) da RAF Mildenhall, Inglaterra, responsável pelas operações especiais da USAFna área do Comando Europeu dos EUA (USEUCOM) e do Comando Africano dos EUA (USAFRICOM).
Em janeiro deste ano, a Luftwaffe enviou um dos seus A400M para os EUA, com o objetivo de realizar uma campanha de testes REVO com a USAF e US Navy. Foram realizados vários contatos e transferências de combustível utilizando um MV-22B do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC). Ao final da campanha de testes bem sucedida, a operação entre ambas aeronaves foi homologada.
@FFO