Reunião da Aviação de Caça 2022 deverá ter os novos F-39E Gripen. A Força Aérea Brasileira (FAB) deverá incorporar oficialmente os novos F-39E Gripen, durante a cerimônia alusiva ao Dia da Aviação de Caça, que será realizada na próxima sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). Chamado de “Reunião da Aviação de Caça” (RAC), o evento deste anos reúne “caçadores” de todas unidades da FAB, e contará com presença do Presidente da República, Jair Bolsonaro.
Os dois F-39E (FAB 4101 e FAB 4102), chegaram ao Brasil no início desse mês de abril (conforme noticiamos aqui), e durante a tradicional “Reunião da Aviação de Caça” deste ano, receberão o batismo operacional, marcando a sua integração à Aviação de Caça da FAB.
A Reunião da Aviação de Caça 2022 (RAC 2022) deverá contar com dezenas caças dos nove Esquadrões de Caça da FAB. Uma imagem aérea divulgada nas redes sociais, mostra o pátio da Base Aérea de Santa Cruz lotado, com a linha de voo composta por 51 aeronaves das seguintes unidades de Caça:
A RAC 2022 deverá ter um inédito voo em formação, reunindo algumas das aeronaves acima, juntamente com os novos F-39E.
Os Gripen E da FAB ainda estão sob a responsabilidade do Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GTFC) de Gavião Peixoto (SP), que trabalha com objetivo de alcançar a certificação militar, e obter a licença de operação inicial. Concluída esta etapa, os F-39E serão encaminhados para a Base Aérea de Anápolis (GO), a sede do 1º GDA – “Esquadrão Jaguar”.
Celebrado anualmente em 22 de abril, o Dia da Aviação de Caça relembra o esforço e a audácia dos militares do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) “Esquadrão Jambock”, que com os seus caças P-47 Thunderbolt, cumpriam missões de combate contra alvos no norte da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial.
A RAC 2022 será a primeira após dois anos de cancelamentos impostos pela pandemia do COVID-19.
@FFO