• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Restos humanos encontrados nos trens de pouso de um C-17 da USAF

19 de agosto de 2021
Restos humanos encontrados nos trens de pouso de um C-17 da USAF (Fonte: Redes Sociais).

Restos humanos encontrados nos trens de pouso de um C-17 da USAF. A USAF abriu uma investigação sobre os eventos que levaram à decolagem de um C-17A Globemaster III com civis agarrados aos trens de pouso, em meio ao caos que tomou conta no Aeroporto Internacional Hamid Karzai de Cabul (OAKB/KBL), no último dia 16 de agosto. As cenas chocantes de pessoas caindo da aeronave após a decolagem viralizaram nas redes sociais.

O Departamento da USAF para Investigações Especiais (OSI – Office of Special Investigations), em coordenação do Air Mobility Command e outros órgãos internacionais, está reunindo e revisando todas as informações sobre o incidente.

A aeronave em questão, matrícula AF 02-1109 designada para a 62nd Air Wing, está operando desdobrada na Base Conjunta Lewis-McChord, Washington. As aeronaves desdobradas são regularmente operadas por tripulações de outras unidades. No caso, o 02-1109 pousou no Aeroporto Hamid Karzai em 16 de agosto, para entregar uma carga de equipamentos em apoio a operação de evacuação de civis americanos e afegãos do país, justamente no momento em que o Talibã estava assumindo o controle de Cabul.

Vídeo que viralizou mostrando o C-17 taxiando com centenas de pessoas correndo ao seu lado (Fonte: @aliarouzi).

Antes que a tripulação pudesse descarregar a sua carga, centenas de civis violaram o perímetro do aeroporto e cercaram o C-17. Diante da situação de segurança em rápida deterioração, a tripulação do C-17 decidiu deixar o aeródromo o mais rapidamente possível. Após chegar na Base Aérea de Al Udeid, no Catar, foram descobertos restos humanos no compartimento dos trens de pouso do C-17.

O jato foi retirado de operação, até que todos os restos mortais sejam removidos, e que os investigadores inspecionem a aeronave.

Uma multidão, completamente alheia ao perigo, se agarra ao C-17 em movimento (Fonte: Redes Sociais).

Além da investigação do OSI, os oficiais de segurança da AMC estão fazendo a recomposição do cenário para entender melhor como os eventos se desenrolaram, com o objetivo de emitir novas diretrizes e orientações para melhorar a segurança das operações em casos como este.

“Ao lado de nossa força combinada, interagências e parceiros internacionais, a Força Aérea dos EUA continua focada em manter a segurança em HKIA para evitar que uma situação como essa aconteça novamente enquanto processamos com segurança civis afegãos que procuram deixar o país”, afirmou a USAF.

Nove C-17 Globemaster III chegaram a Cabul ontem (17/08), levando equipamentos e aproximadamente mil militares em apoio à segurança operacional no Aeroporto Internacional Hamid Karzai. Sete voos partiram transportando aproximadamente 800 passageiros, sendo 165 cidadãos americanos.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login