Resenha de notícias da Aviação Naval da Marinha do Brasil. Entre 13 a 22 de setembro, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2) da Marinha do Brasil (MB), participou da Operação Ágata – Arco Sul Sudeste, realizada no estado do Paraná, na região fronteiriça com Paraguai e Argentina.
Foi empregada a aeronave UH-15, N-7108, em missões de imageamento térmico (FLIR), transportes de tropas e administrativos, além de ter cumprido alertas de Evacuação Aeromédica (EVAM) diurna e noturna, sendo a primeira Operação com a nova capacidade de realizar voos assistidos por Óculos de Visão Noturna (OVN).
A Operação Ágata é uma importante missão interagências, que busca incrementar a sinergia e a interoperabilidade entre os diversos órgãos de segurança pública envolvidos, contribuindo para o aumento da segurança na área de fronteira por meio da efetiva presença de várias instituições do Estado
Inspeção Naval no Rio de Janeiro
O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) realizou voo de Inspeção Naval em apoio à Delegacia da Capitania dos Portos em Cabo Frio (RJ). A aeronave UH-12 Esquilo, N-7082, realizou voos sobre as localidades de Búzios, Arraial do Cabo, Araruama, Cabo Frio e outros pontos de interesse da Autoridade Marítima.
Na ocasião, foi vistoriada uma extensa área litorânea, a fim de contribuir para a identificação de possíveis irregularidades, tendo em vista o grande volume de embarcações que trafegam pelo litoral sul da região, contribuindo, assim, para a segurança do tráfego aquaviário na região.
Inspeção Naval no Espírito Santo
Entre 24 a 27 de setembro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) foi empregado em missões de Inspeção Naval a partir do porto de Tubarão, em Vitória (ES), com a abrangência de praticamente todo o litoral do Estado do estado capixaba.
As ações foram coordenadas pela Capitania dos Portos do Espírito Santo e tinham como objetivo empregar a aeronave na fiscalização do tráfego aquaviário em regiões de interesse da MB. A missão alcançou o efeito desejado, principalmente, por contribuir para a manutenção da segurança da navegação e para a conscientização da sociedade civil sobre a importância da preservação de nossos mares, rios e lagos.
Verificação de Eficiência (VE) no EsqdHU-91
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) enviou a Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA) para realizar a Verificação de Eficiência (VE) no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91). O objetivo foi avaliar o estado de prontidão e o grau de adestramento daquela Unidade Aérea (UAe) dentro do Ciclo Padrão de Adestramento.
O Ciclo Padrão de Adestramento compreende as Fase I e Fase II, sendo o período destinado ao adestramento da UAe, e visa o cumprimento dos eventos operativos ou de instrução de voo. A Fase I tem o objetivo de capacitar a UAe à consecução de suas tarefas operativas e a Fase II é destinada ao progressivo adestramento operativo dos pilotos e tripulantes de voo, concomitantemente com as missões operativas.
A CIAsA realizou inspeções nos setores de Operações, de Manutenção e de Segurança de Aviação e, considerando a VE satisfatória, o EsqdHU-91 está apto para atender, a qualquer momento, as necessidades de emprego do Poder Naval ou da Força de Emprego Rápido (FER).
Aula Inaugural no CIAAN
O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou a Aula Inaugural do Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Mantenedor de Aeronaves para Praças (C-ApA-MantAv-PR) e Curso de Aperfeiçoamento Avançado de Gerenciamento de Equipes de Controle de Tráfego Aéreo para Praças (C-ApA-GeqCV-PR), no Auditório do Comando da Força Aeronaval.
A aula inaugural foi ministrada pelo 1°SG AV-MV Victor Fernandes Regis, integrante da equipe docente dos cursos, teve por objetivo apresentar os referidos cursos aos 45 alunos, além dos militares do Departamento de Praças.
@FFO