• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

República Tcheca troca o Gripen pelo F-35A

15 de outubro de 2022
República Tcheca troca o Gripen pelo F-35A (Foto: USAF).
República Tcheca troca o Gripen pelo F-35A (Foto: USAF).

República Tcheca troca o Gripen pelo F-35A. A República Tcheca solicitou oficialmente aos EUA a compra de 24 unidades do Lockheed Martin F-35A Lightning II. Isso significa que, após o término do arrendamento do Saab Gripen sueco, que a República Tcheca utiliza, não pretende renovar o arrendamento dos JAS 39C/D.

Segundo a Defense Security Cooperation Agency (DSCA) dos EUA, a República Checa enviou um pedido oficial para a compra de até 24 unidades do F-35A. A DSCA já formalizou o pedido e até a segunda quinzena deste mês, as negociações entre a República Checa e os EUA vão continuar, o que envolverá a Lockheed Martin, dando continuidade a tratativas que inicial setembro passado.

República Tcheca trocará o Gripen pelo F-35A. Atualmente 14 Gripens C/D voam sob arrendamento na Força Aérea da República Tcheca (Foto: CZAF).
República Tcheca trocará o Gripen pelo F-35A. Atualmente 14 Gripens C/D voam sob arrendamento na Força Aérea da República Tcheca (Foto: CZAF).

Em 2029, expira o contrato de arrendamento da República Tcheca para os 14 caças suecos. O governo tcheco, na pessoa da ministra da Defesa Jana Chernohova, pretende adquirir o F-35 porque é um “caça para o futuro”. O JAS 39C Gripen é um caça 4++ e ficará obsoleto em 2029. A ministra pediu que não hesitasse sobre essa compra planejada de caças “porque os prazos de entrega estão a anos de distância”. Chernohova enfatizou que apenas o F-35 pode atender às exigências do governo tcheco para garantir a segurança de seu país atualmente. A decisão da República Tcheca de comprar o F-35 foi anunciada já em junho.

A decisão do Ministério da Defesa da República Tcheca inviabilizou uma possível venda do nov Gripen E para substituir os Gripen C/D. É impossível não ligar a decisão Tcheca a declaração do CEO da Saab Micael Johansson, que declarou em agosto ser frustrante as vendas do Gripen E/F, que até o momento, só conquistaram o mercado brasileiro e sueco, países que tem feito m forte aporte financeiro ao projeto. Além dos Tchecos, a Hungria e Tailândia também se manifestaram por não continuar a voar os Gripen.

O chefe do Estado-Maior tcheco, Major-General Karel Rehka, também saudou a decisão de comprar os caças furtivos americanos de quinta geração. Ele afirmou que o F-35 não é apenas um caça, mas uma capacidade aérea que combina um caça, um elemento de defesa aérea, bem como um centro de vigilância e comando de última geração.

Atualmente, 10 países europeus adquiriram ou esperam a entrega do F-35 Lightning II. Cinco deles fazem parte do programa Lockheed Martin. OPentágono também incluiu em seu relatório Espanha, Romênia, Grécia e Polônia, os dois últimos já em fase relativamente avançada de negociações. Rumores ligam a aquisição do F-35 pela República Tcheca à situação na Ucrânia. Meses atrás, o portal online ucraniano escreveu que a República Tcheca pode fornecer à Ucrânia seu Gripen, após o término do contrato de arrendamento e a aquisição dos caças americanos. No entanto, esta notícia não foi confirmada por nenhum representante tcheco ou sueco. 

@CAS

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login