República Tcheca perto de assinar compra de dois KC-390 Millennium. O governo da República Tcheca aprovou a compra de dois Embraer KC-390 Millenium. A informação foi anunciada nesta quarta-feira (02) pela ministra da Defesa do país, Jana Cernochova, a qual disse que o contrato, avaliado em 11,3 bilhões de coroas tchecas (US$ 493 milhões), será assinado nos próximos dias.
De acordo com as informações, a decisão da República Tcheca foi baseada em uma criteriosa avaliação realizada por especialistas do Ministério da Defesa, a qual estabeleceu que a aeronave multimissão fabricada pela Embraer seria a solução mais adequada para atender aos requisitos das suas Forças Armadas.
De acordo com o portal tcheco IDNES, o Ministério da Defesa pretende assinar o contrato de compra nas próximas semanas, e espera que a Força Aérea da República Tcheca receba o primeiro KC-390 Millennium no próximo ano.
Há um ano, a Embraer anunciou o início das negociações com a República Tcheca envolvendo os KC-390 e suporte associado. “O contrato inclui também uma solução completa de treinamento para pilotos e técnicos, fornecimento de peças de reposição e um plano robusto de entrada em operação com a presença local da equipe da Embraer no país no início do processo”, disse a Embraer na época.
A República Tcheca é uma parceira ativa no desenvolvimento e produção do C-390 Millennium, e o anúncio de hoje fortalecerá a cooperação da Embraer com as indústrias locais. A empresa tcheca Aero Vodochody já é uma parceira estratégica e fornecedora do programa, produzindo partes da fuselagem traseira, as portas para paraquedistas e tripulação, a porta de emergência e as escotilhas, a rampa de carga e o bordo de ataque fixo.
KC-390 Millennium
Com uma capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o Embraer KC-390 Millennium tem obtido excelentes índices operacionais junto aos seus operadores. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas.
O KC-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de cargas, pessoas e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres. A atual frota de KC-390 em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
Após a assinatura do contrato, a República Tcheca se tornará a sexta nação e o quarto país da OTAN na Europa a escolher o KC-390, ao lado do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria. O C-390 está redefinindo o transporte aéreo militar e desafiando a mentalidade por trás das plataformas de geração atual e futura, com capacidade multimissão e interoperabilidade construídas por design.
@FFO