República Tcheca negocia extensão do arrendamento dos seus Saab Gripen C/D até 2035. O Ministério da Defesa da República Tcheca confirmou que está em fase avançada de negociação com a Suécia para estender o contrato de arrendamento dos caças Saab JAS39 Gripen C/D para o período 2027-2035.
A proposta que está na mesa prevê a redução de 14 para 12 caças, sendo 10 JAS39 Gripen C (monopostos) e 02 JAS39 Gripen D (bipostos), mas mantém o suporte operacional à frota com manutenção das aeronaves e o treinamento de pilotos.
Embora o governo tcheco tenha anunciado em 2023 sua opção pela compra de 24 caças de quinta geração F-35A Lightning II, os atuais Saab Gripen C/D fornecerão a proteção do espaço aéreo nacional durante a transição.
As negociações foram retomadas depois que o valor da proposta inicial foi considerada elevada pelo governo tcheco. “Em comparação com a oferta original, negociamos uma redução de aproximadamente 25%”, disse Lubor Koudelka, Diretor Geral da Divisão de Aquisição de Armamentos do Ministério da Defesa da República Tcheca.
O valor atual do contrato em negociação está estimado em cerca de € 675 milhões, com a maior parte destinada ao suporte e manutenção dos caças, que estão se aproximando dos 30 anos de serviços. Este valor inclui a modernização dos Gripens C/D tchecos, para atender aos novos padrões operacionais.
O Comandante da Força Aérea Checa, General Petr Čepelka, considera viável a atual proposta, apesar da redução da frota. “No atual contexto das capacidades de aviação da nossa Força Aérea — particularmente o cronograma do programa F-35 — a oferta sueca é aceitável”, afirmou o Major Čepelka. Ele acrescentou que é importante manter a atual estrutura para garantir a qualificação dos pilotos durante a transição para o futuro F-35.
De acordo com o Ministério da Defesa, caso a proposta seja aprovada, ela será encaminhada ao governo, com expectativa de assinatura do contrato ainda dentro do mandato da atual administração.
@FFO