República Tcheca irá comprar 24 F-35A. A República Tcheca planeja comprar 24 caças stealth Lockheed Martin F-35 Lightning II para substituir sua atual frota de 14 caças Gripen arrendados da Suécia. O anúncio foi feito pelo Ministério da Defesa nesta quarta-feira 20/07 e visa colocar o país rapidamente num padrão da OTAN.
A ministra da Defesa, Jana Cernochova, anunciou que foi autorizada a negociar a compra dos caças da Lockheed Martin, que segundo ela devem custar cerca de US$ 80 milhões cada. Os funcionários da Lockheed Martin já direcionaram perguntas sobre a compra anunciada ao governo dos EUA, mas disseram: “Fornecemos qualquer apoio que o governo dos EUA precisar nas discussões sobre uma aquisição Tcheca, para fechar o mais rapidamente possível o negócio”.
A Vzdušné síly armády České republiky ou Czech Air Force — CzAF (Força Aérea Tcheca) opera 12 JAS 39C e dois JAS 39D no 211. Tacticka Letka (211.TL) sediado na base aérea de Čáslav. Estas aeronaves, que são arrendadas, foram recentemente atualizadas, como publicamos aqui. A Suécia, na esperança de manter o cliente e reverter a compra do F-35 ofereceu a possibilidade do país ficar com os Gripen C/D que arrendou quase que de graça, abrindo assim a possibilidade futura da troca dos Gripen C/D pelo novo Gripen E/F.
No entanto, estava claro que a República Tcheca não queria mais continuar na forma de arrendamento, e sim comprar 24 caças, ou seja, dois esquadrões. Por isto, a proposta sueca não chegou a ser cogitada. A manobra não deu resultado e o F-35 deve ser o novo caça da CzAF, dando ao Gripen a perda de mais um mercado. O desafio agora é receber os F-35 a partir do fim do contrato de arrentamento, em 2028.
O F-35 continuará sendo “uma aeronave altamente competitiva mesmo em 2040, enquanto os chamados caças de quarta geração se tornarão obsoletos até então”, disse o Major-general Karel Rehka, chefe do Estado-Maior da República Tcheca, referindo-se a aeronaves de quarta geração atualizadas, como o F-15EX e o Gripen E.
“Estamos satisfeitos que o governo tcheco tenha selecionado o caça F-35, que defenderá o espaço aéreo tcheco e aliado nas próximas décadas”, disse o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Michael J. Dodman.
Além de querer o mais novo caça, Praga está buscando dobrar o tamanho de sua frota aérea porque “a quantidade atual de caças supersônicos não atende mais às tarefas atuais e, dada a piora da situação de segurança, o volume de missões realizadas continuará crescendo”, disse o Ministério no anúncio da compra planejada. O F-35 está se tornando o “Caça padrão da Europa”. Além dos EUA, que instalaram unidades na Inglaterra, Itália, Reino Unido, Holanda, Dinamarca, Noruega, Grécia, Bélgica, Finlândia, Polônia e agora República Tcheca operam ou encomendaram o caça americano em solo europeu.
@CAS