República Tcheca aprova os radares MMR da IAI. Os radares MMR da Israel Aerospace Industries (IAI), passaram com sucesso nos testes efetuados pelo Exército da República Tcheca. Os radares MMR são os mais avançados radares de vigilância aérea e defesa aérea do mundo.
O acordo foi assinado com o Ministério da Defesa Tcheco em dezembro de 2019 e incluiu estreita cooperação industrial entre a IAI e empresas tchecas locais RETIA e VTU. A produção conjunta inclui a transferência de tecnologia para a indústria tcheca para produção, manutenção e atualização dos sistemas existentes, visando incorporar as tecnologias mais avançadas do mundo.
O MMR é um dos sistemas de radar mais usados no mundo, fornecendo detecção aérea de alta qualidade e ampla consciência situacional. Até o momento, 200 sistemas foram vendidos em todo o mundo e integrados a sistemas de defesa aérea como o Barak e Iron Dome.
Os sistemas fornecidos para a República Tcheca e os que ainda serão entregues nos próximos meses, destinam-se a cumprir a mesma função, salvaguardar o povo checo, oferecendo a defesa mais avançada contra ameaças aéreas.
Sob este contrato, a ELTA Systems transferiu a capacidade de produzir módulos que compõem a antena do radar, utilizando tecnologia de nitreto de gálio, para seus parceiros industriais tchecos — a RETIA e VTU.
“Os radares MMR da IAI podem ser encontrados em todos os dos sistemas defensivos de Israel e provaram sua eficácia operacional fornecendo Air Situational Picture por muitos anos e auxiliando defesa aérea e antimísseis. Temos orgulho de estarmos envolvidos nesta importante cooperação que estabelecemos com empresas locais, compartilhando conhecimento e tecnologia” — Vice-presidente da IAI e CEO da Elta Yoav Tourgeman.
Apesar de três anos desafiadores desde a assinatura do acordo, quando a empresa teve que lidar com os desafios globais trazidos pela pandemia e técnicos, incluindo desligamento e integração no novo sistema aos sistemas locais C2 da OTAN, a IAI/ELTA e as empresas tchecas conseguiram desenvolver soluções pioneiras, transferindo tanto conhecimento quanto tecnologia. O radar foi integrado com sucesso ao sistema de C2 da OTAN, endo aprovado neste mês pelo Exército Tcheco.
Os radares MMR da República Tcheca podem identificar e classificar simultaneamente centenas de alvos, drones, mísseis, foguetes, e outras ameaças da arena aérea, sendo totalmente compatíveis com os sistemas da OTAN. Eles substituíram os usados anteriormente, que operavam com tecnologia de origem russa.
@CAS