República Dominicana recebeu os primeiros TP-75 Dulus. A Força Aérea da República Dominicana (FARD) recebeu oficialmente seus dois primeiros monomotores leves TP-75 Dulus, de um lote de dez encomendados em fevereiro deste ano. O Presidente Luis Rodolfo Abinader Corona compareceu à cerimônia de recebimento das aeronaves realizada em 09/12 na Base Aérea de San Isidro, nos arredores de Santo Domingo.
Produzidas em forma de kits pela empresa italiana Flying Legend Company, as aeronaves são comercializadas sob a denominação original Tucano-R, ou Tucano Réplica, por conta da sua enorme semelhança ao turboélice brasileiro Embraer 312 Tucano, porém em escala reduzida.
O contrato assinado no início do ano entre a Flying Legend e a República Dominicana previu o fornecimento de 10 kits para serem montados localmente no país caribenho, onde receberam a designação TP-75 Dulus. A numeração “75” é alusiva aos 75 anos da FARD e o nome “Dulus” refere-se à família do “Cigua palmera“, pequena ave símbolo do país.
Equipado com um motor Rotax 915iS turbo de 141 HP gerenciados por computador, o TP-75 tem uma velocidade de cruzeiro de 150 nós. Sua autonomia básica de 05h30 pode ser ampliada para 7 horas com a instalação de tanques auxiliares. A aeronave possui modernos aviônicos digitais com telas sensíveis ao toque e piloto automático.
Cada TP-75 Dulus custa aproximadamente US$ 325 mil e leva aproximadamente 2.000 horas/homem para ser montada. Um ponto que chama a atenção é seu baixo custo operacional, estimado em cerca de US$ 60,00 por hora.
As duas primeiras aeronaves, matrículas militares 7500 e 7501, foram recebidas sem a pintura finalizada, o que deve ocorrer nos próximos dias. Quando em operação, a FARD pretende utilizar seus Dulus no treinamento básico de novos cadetes e em missões de patrulha e reconhecimento de fronteira. Para isto, alguns deles serão destacados no Comando Aéreo Sul, cuja sede é a Base Aérea de Barahona.
Fonte: FARD
@FFO