

República Dominicana recebeu o último Leonardo AW169. A Força Aérea da República Dominicana (FARD) recebeu o último helicóptero Leonardo AW169 de uma encomenda de quatro aeronaves firmada em 2023. Antes da entrega, a aeronave, matrícula FAD‑3080, passou por completa revisão nas instalações da Leonardo Helicopters na Flórida, EUA.
Em maio de 2023, o governo da República Dominicana anunciou a compra de quatro helicópteros multifuncionais Leonardo AW169. Essas aeronaves foram originalmente produzidas para a Força Aérea dos Emirados do Catar, a qual não concluiu a aquisição das mesmas.
Na FARD os quatro AW169 receberam as matrículas de FAD‑3078 à FAD‑3081e foram designados para o Esquadrão de Resgate Águilas, sediado na Base Aérea de San Isidro, onde são empregados em missões de busca e salvamento (SAR), evacuação aeromédica (MEDEVAC), patrulha marítima, operações especiais, transporte de autoridades, entre outras.
O FAD-3080 só foi recebido pela FARD depois que todos os 16 pilotos dominicanos e oito técnicos de manutenção concluíram um programa de treinamento especializado fornecido pela Leonardo Helicopters nos Estados Unidos.
O AW169 é um helicóptero bimotor com capacidade para transportar até dez passageiros e dois tripulantes. Sua velocidade máxima é de aproximadamente 270 km/h e a autonomia superior à quatro horas de voo. A FARD é a primeira força aérea latino-americana a operar este modelo de helicóptero da Leonardo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO