Réplica do F-39 Gripen da FAB em exposição no Acre. Foi inaugurada em 15 de junho, no Memorial dos Autonomistas, em Rio Branco (AC), a exposição em comemoração ao aniversário de 59 anos de elevação do Acre à categoria de Estado. Uma das atrações do evento é a réplica do novo caça F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), que juntamente com uma exposição fotográfica, celebra os feitos da Aeronáutica no desenvolvimento e integração do estado.
Além de conhecer mais detalhes do caça Gripen, os visitantes têm a oportunidade de conversar com militares da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave, contribuindo para a compreensão da importância da nova aeronave para o Brasil.
O Diretor Técnico do SEBRAE-AC, Lauro Santos, destacou a importância da exposição para o comportamento empreendedor do setor empresarial, como também para as crianças. “As crianças que por aqui passarem poderão vislumbrar não só uma carreira na aviação, mas também seguir comportamentos empreendedores”, pontuou.
O governador Gladson Cameli, lembrou que o Acre foi um dos estados da Federação que por muito tempo dependeu dos voos da FAB para receber mantimentos e, principalmente, medicamentos. A proposta de homenagear os desbravadores dos céus do estado, segundo o governador, é uma forma de agradecer pelo muito que fizeram.
“Eu quero agradecer de coração a esses homens arrojados que superaram grandes dificuldades para trazer a aviação para nosso estado. Aproveito para estender minha gratidão aos tripulantes da FAB que voaram dezoito horas para trazer o primeiro lote de vacinas contra a Covid. Quero que esse essa gratidão se estenda também a todo o povo acreano”, disse Gladson.
Condecoração
Como parte das comemorações pelos 59 anos da elevação do Acre a Estado, o Comandante do Comando Aéreo Amazônico (VII COMAR), Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme da Silva Magarão, foi condecorado com a Medalha da Ordem da Estrela do Acre.
Em seu discurso, o Brigadeiro Magarão atribuiu a deferência aos homens e mulheres da FAB que trabalham na missão de controlar, defender e integrar a Amazônia Ocidental. “Ser agraciado com a Ordem da Estrela do Acre é uma honra, e considero um reconhecimento por todo o empenho dos homens e mulheres que compõem as fileiras da FAB, em especial aos militares da Amazônia, pelo profissionalismo e patriotismo demonstrados em todas as ações em prol do desenvolvimento e integração da Região, com destaque para os esforços dedicados no combate à pandemia do COVID-19, quando todos os nossos militares, destemidamente, foram para a linha de frente, seja operando nossas aeronaves, seja prestando o essencial apoio à população”, afirmou.
O Governador do Acre, Gladson de Lima Cameli, destacou os feitos da Força Aérea Brasileira desde a constituição do território do Acre, culminando, nos dias atuais, no combate à pandemia da COVID-19, quando a FAB transportou as primeiras doses de vacinas ao Estado. “Com a Força Aérea, diminuímos as distâncias, pousamos naqueles locais que muitos não pousariam, trazemos a integração do nosso Estado ao Brasil. Eu quero agradecer de coração a esses homens arrojados que superaram grandes dificuldades para trazer a aviação para o nosso estado. Aproveito para estender minha gratidão aos tripulantes da FAB que voaram 18 horas para trazer o primeiro lote de vacinas contra a COVID-19 que, trazidas pelas Asas da FAB, deram esperança de dias melhores ao povo acreano”, disse.
Fonte: FAB/Secom