Renomado piloto de caça ucraniano morre em acidente com outros dois colegas. Três pilotos de caça da Força Aérea Ucraniana (UAF) morreram na noite de sexta-feira (25/08), após uma colisão aérea entre duas aeronaves Aero L-39 no Oblast de Zhytomyr, durante uma missão de combate. De acordo com um comunicado da UAF, um dos militares mortos era o conhecido Major Andrii Pilshchykov, codinome “Juice”.
O Major Andrii “Juice” Pilshchykov, era piloto de caça condecorado com a Ordem da Coragem de 3ª classe, e se tornou conhecido nas redes sociais pelos seus relatos em primeira mão publicados desde o início da invasão russa.
Atuando como “embaixador honorário” da Força Aérea Ucraniana, no ano passado “Juice” esteve com uma delegação de pilotos do seu país em visita à Washington e ao Congresso dos EUA, solicitando o envio de caças ocidentais para a sua Força Aérea.
Diversas homenagens foram feitas nas redes sociais para “Juice” e aos demais pilotos mortos em combate, inclusive do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyi, durante a mensagem do Dia da Aviação da Ucrânia.
@FFO