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Relatório do Inspetor Geral do DoD sinaliza deficiências nos E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA

19 de outubro de 2024
Relatório do Inspetor Geral do DoD sinaliza deficiências nos E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA (Foto: USN).
Relatório do Inspetor Geral do DoD sinaliza deficiências nos E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA (Foto: USN).

Relatório do Inspetor Geral do DoD sinaliza deficiências nos E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA. O Inspetor Geral do Departamento de Defesa dos EUA (DoD) divulgou um relatório onde alega que a frota de aeronaves de alerta aéreo antecipado (AEW) Northrop Grumman E-2D Hawkeye da Marinha dos EUA (USN) tem deficiências operacionais que o serviço não tentou resolver adequadamente.

O relatório, datado de 19 de setembro, informa que o Esquadrão PMA-231, encarregado da aquisição e teste do E-2D, “não administrou efetivamente as deficiências identificadas durante os testes operacionais”. Foram identificadas mais de 200 deficiências, das quais 141 não foram resolvidas pelo PMA-231, porque “não rastreou deficiências de teste operacional não resolvidas ou não desenvolveu planos de ação para corrigi-las”, informa o documento.

Nenhuma deficiência foi considerada grave o suficiente para comprometer a operação do radar e as missões de Comando e Controle do E-2D, mas 30 delas foram categorizadas como tendo um “impacto crítico na realização da missão”, enquanto a maioria foi considerada como tendo um “impacto moderado ou nenhum impacto significativo”.

Os problemas foram descobertos durante os testes de várias configurações das atualizações do Delta System Software Configuration (DSSC), que atualizam o software e o hardware da configuração inicial do E-2D para adicionar recursos. Testes em quatro atualizações de DSSC foram concluídas, e outras adicionais estão programadas os anos fiscais de 2025 e 2027.

Quase todas as deficiências mencionadas no relatório são redigidas como Informações “Não Classificadas Controladas”, mas exemplos não redigidos incluem uma tela de sistema de vigilância eletrônica que não limpava os rastros quando comando e problemas para travar os assentos dos operadores de radar durante a decolagem e o pouso.

Fonte: Janes Defense

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