Reino Unido recuperou F-35B acidentado no Mediterrâneo. O Ministério da Defesa (MOD) do Reino Unido anunciou oficialmente que o F-35B da Royal Air Force (RAF), que caiu na decolagem do porta-aviões HMS Queen Elizabeth (R08) em 17 de novembro, foi recuperado do Mar Mediterrâneo. O anúncio foi divulgado pelo MOD nas suas redes sociais em 08 de dezembro.
“As operações de recuperação do jato F-35 do Reino Unido no Mar Mediterrâneo, foram concluídas com sucesso. Agradecemos aos nossos aliados da OTAN, a Itália e os Estados Unidos da América, por seu apoio durante toda a operação”, divulgou MOD UK.
A recuperação do F-35B da RAF acalma as autoridades britânicas e aliadas da OTAN, tendo em vista o hardware altamente classificado embarcado na aeronave. A localização e a remoção dessa aeronave do fundo do oceano, era uma prioridade imediata, antes que o moderno jato pudesse acabar nas mãos de alguma uma nação rival, como a Rússia.
Especulações – não confirmadas – sobre as causas do acidente se espalharam, sugerindo que uma capa plástica deixada inadvertidamente após o cheque pré-voo, possa ter sido sugada pelo motor do caça. Outro boato é que o objeto plástico poderia ser de algum helicóptero que está embarcado na nau-capitânia da Marinha Real britânica. O fato é que a causa do acidente está sob investigação oficial. O piloto ejetou momentos antes do mergulho do caça no mar, e foi resgatado com segurança.
Entre o acidente e a recuperação da aeronave, um vídeo do sistema de vigilância do navio vazou e circulou nas redes sociais. As imagens mostram o F-35B realizando a decolagem em uma velocidade muito baixa, antes de literalmente “despencar” da rampa do HMS Queen Elizabeth.
Informações são conta que o militar que teria vazado o vídeo, foi identificado, retirado do navio e transportado de volta para o Reino Unido, onde teria sido imediatamente detido.
Fonte: Key Aero
@FFO