Reino Unido investe em sistemas de mísseis inteligentes. O Ministério de Defesa (MoD) do Reino Unido, anunciou em 01 de julho, o lançamento do projeto para o desenvolvimento de uma série de sistemas de mísseis inteligentes, sob o programa Co-operative Strike Weapons Technology Demonstrator (CSWTD).
O projeto do Defense Science Technology Laboratory (Dstl), explorará a troca de informações via datalink entre os mísseis, permitindo que os sistemas de armas atuem conjuntamente, melhorando o desempenho das versões atuais. Atualmente os mísseis trocam informações apenas com plataformas de lançamento.
“O projeto visa aumentar a flexibilidade dos mísseis, garantindo que eles possam reagir instantaneamente à mudanças no cenário de combate, melhorando a sua capacidade de resposta. Isso mudará a forma como os mísseis operam em conjunto, com uma atualização do sistema de software que permite esse comportamento cooperativo”, disse o Ministério da Defesa.
O trabalho no CSWTD começou no último mês de abril, e deverá durar pouco mais de dois anos. Atualmente o programa passa pelo estágio de avaliação em táticas e cenários militares, envolvendo pesquisadores do Dstl e da MBDA Systems.
De acordo com os resultados das avaliações e testes, que ocorrerão todo o projeto, em cerca de cinco anos, as plataformas britânicas poderão se beneficiar de uma rede integrada de mísseis mais inteligente.
O investimento inicial no CSWTD é de aproximadamente £3.5 milhões, uma parte dos £6.6 bilhões destinados para a pesquisa e desenvolvimento de defesa recentemente anunciado pelo governo do Reino Unido.
Fonte: MoD