

Reino Unido e Japão vão acelerar o GCAP. A Grã-Bretanha e o Japão reafirmaram seu compromisso com o Programa Global de Combate Aéreo (GCAP), prometendo acelerar o projeto do caça de próxima geração.
Uma declaração ministerial conjunta emitida em Tóquio destacou o fortalecimento dos laços operacionais entre a Royal Air Force (RAF) e a Japan Air Self-Defense Force (JASDF). O comunicado destacou o trabalho conjunto durante a Operação Highmast e os esforços contínuos de interoperabilidade em preparação para o GCAP. A declaração acrescentou:
“Os Ministros saudaram o futuro envio de aeronaves de caça japonesas e aeronaves de transporte de apoio para a Europa, incluindo o Reino Unido”.
Sobre o GCAP, a declaração deixou claro que ambos os governos pretendem acelerar a entrega:
“Reconhecendo a importância do GCAP, os Ministros reafirmaram seu compromisso pessoal com ele e com a aceleração do trabalho para concluir o primeiro contrato internacional entre a Organização Governamental Internacional (GIGO) do GCAP e a joint venture da indústria, Edgewing, até o final de 2025. Este será o primeiro contrato que estabelecerá o trabalho conjunto de ambas as entidades para apoiar a entrega de programas capazes, acessíveis e oportunos até 2035″.
Os ministros também enfatizaram a importância econômica e industrial do programa. Ressaltaram que o GCAP apoiará “o crescimento e a produtividade, sustentando empregos altamente qualificados e atuando como catalisadores para investimentos em pesquisa e desenvolvimento”.
A declaração conjunta enfatizou ainda mais a importância de sustentar os setores aeroespaciais em ambos os países, ao mesmo tempo, em que explora tecnologias emergentes para enfrentar ameaças futuras e proteger indústrias críticas.
O compromisso renovado com o GCAP segue uma série de marcos de defesa do Reino Unido e do Japão neste ano, incluindo a implantação planejada de F-15J/DJ japoneses na Europa e o primeiro pouso de F-35B britânicos no porta-aviões japonês JS Kaga.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS