Reino Unido e a indecisão sobre o novo helicóptero de médio porte. Nos últimos meses, diferentes opções sobre o futuro dos helicópteros Puma HC2 da Royal Air Force (RAF) surgiram na mídia. Inicialmente, foi relatado que até 2030 a frota seria renovado, porém no Documento do Comando de Defesa do Reino Unido, publicado neste mês de março, foi anunciada antecipação para 2025.
O Ministério da Defesa (MoD) informou que está procurando um helicóptero “New Medium Lift” para entrar em serviço em meados da década de 2020. Este tipo substituiria não apenas os antigos helicópteros Puma HC2, mas também os helicópteros Bell 212 do Army Air Corps, operados pelo 667 Squadron em Brunei, os helicópteros Griffin HAR.Mk 2 da Royal Air Force, que são operados por 84 Squadron na RAF Akrotiri (Chipre) e o AS365N3 Dauphins usados em missões especiais do Army Air Corps no 658 Squadron de Credenhill.
Estão de olho neste contrato a Airbus Helicopters, com o seu H175), a italiana Leonardo com o AW149 e a norte-americana Sikorsky com o UH-60M Black Hawk.
Recentemente uma notícia causou surpresa, quando foi divulgado que os envelhecidos Puma HC2 serão enviados ainda neste ano para Brunei, em substituição aos AB212, e no ano que vem para o Chipre, onde substituirão os helicópteros Griffin.
Com essas novas missões para os Puma HC2, fica a dúvida o que o MoD fará se o novo helicóptero de médio porte não estiver disponível até 2025, quando os Pumas serão aposentados. Esta situação poderá abrir uma lacuna de capacidade nas Forças Armadas do Reino Unido o que, segundo especialistas, não será uma novidade, citando os casos do projeto Nimrod MRA4 e omais recentemente do Sentry AEW1.
A Royal Air Force atualmente tem 23 helicópteros Puma HC2, embora estima-se que cinco deles estejam em armazenamento temporário na RAF Benson. Todos são operados pela chamada Benson Pool, que aloca os helicópteros para 28sq, 33sq e 230sq com base na necessidade.
Fonte: Scramble Magazine
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